Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasMineira Checkd cria solução pa...

Mineira Checkd cria solução para acelerar vistoria em shoppings

Startup digitalizou o processo, tornando-o mais rápido e barato. Ferramenta pode ser usada também por condomínios residenciais e comerciais


Por Redação


Quem costuma frequentar shoppings, muitas vezes, só repara nas pessoas que trabalham nas lojas, segurança e no setor de limpeza. No entanto, o que muita gente não sabe é que há muitas pessoas que não são vistas, mas são peças fundamentais para o funcionamento do estabelecimento.

Os profissionais especializados em fazer vistorias checam se as instalações elétricas, os detectores de fumaça e os extintores de incêndio estão funcionando normalmente, para que os visitantes tenham segurança no caso de incidentes. Só que este trabalho é manual e demanda muito tempo.

Com o objetivo de facilitar as vistorias, a startup mineira Checkd criou um aplicativo que melhora este processo. Segundo a empresa, a digitalização acelera as vistorias e faz com que sejam mais baratas.

Os mineiros Lucas Carneiro e Tarcisio Lima, ambos formados em sistemas de informação, estão à frente da startup. No ramo do empreendedorismo desde 2004, Carneiro criou a Webnet, empesa especializada em marketing digital.

Por conta de seu trabalho na Webnet, que atua no Brasil e nos Estados Unidos, Carneiro fez contato com executivos da BRMalls, uma das maiores administradora de shoppings do país, e descobriu como funcionam as vistorias desses estabelecimentos. “Os profissionais que realizam este processo normalmente usam papéis para anotar as informações que precisam e usam câmeras digitais para fotografar os problemas encontrados. O shopping ainda precisa reservar um local para guardar toda a papelada”, diz. Diante deste cenário, Carneiro percebeu que havia uma oportunidade de negócio na digitalização de processos de vistoria. Para transformar a ideia em realidade, convidou Tarcísio para desenvolver a solução.

Tarcísio Lima e Lucas Carneiro. (Foto:Divulgação)

Vistoria rápida e eficaz
O processo de vistoria é bastante simples: o profissional que realiza o procedimento utiliza um tablet com o aplicativo instalado. Na plataforma, ele sinaliza todos os equipamentos que estão em ordem e fotografa aquele que não está. Tudo é enviado pela internet e mostrado em um painel de controle, que pode ser visualizado pelos administradores dos shoppings.

Para Carneiro, o ganho de tempo pode indiretamente cortar custos, já que, com o aplicativo, o shopping precisa de uma equipe menor para o trabalho. Além dos shoppings, a startup pode prestar serviços a condomínios comerciais e residenciais, que também são obrigados a realizar vistorias periodicamente.

A startup possui 10 clientes, entre shoppings e condomínios. A Checkd tem duas modalidades de pagamento. Por meio de pagamento mensal ou por cada vistoria realizada.

*Com informações do PEGN

Foto: Pixabay

Fonte:

Cesta De Compras