InicialBlogNotíciasCongresso reúne provedores de ...

Congresso reúne provedores de internet e debate temas da área

Evento acontece no dia 6 de outubro pela primeira vez em Minas Gerais

Crédito: Pixabay

O 5º Congresso RTI de Provedores de Internet acontece no dia 6 de outubro, em Belo Horizonte. O evento será realizado no Hotel Ouro Minas, das 8h às 18h e vai reunir os principais players do segmento para discussões sobre tecnologias de acesso, regulamentação, geração de receita com novos serviços de valor agregado e oportunidades no mercado de banda larga.

Além das discussões, haverá também exposição com novas tecnologias do segmento e uma palestra com um conselheiro da Anatel que vai abordar políticas públicas, franquia e inclusão digital.

O serviço de banda larga cresceu, só no último ano, 50% em todo o país em relação a 2014. Os provedores de acesso à internet (ISPs), chamados de “pequenos provedores” possuem 22% do mercado e absorvem grande parte da produção dos fabricantes de equipamentos. Nos últimos cinco anos, o número de provedores regionais legalizados quadruplicou e já somam cinco mil empresas.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, Breno Vale, o congresso é importante na medida em que os provedores de internet regionais crescem suas operações, em média, 25% ao ano. “Na contramão da economia, os acessos fixos à internet continuam crescendo, principalmente nas cidades do interior, onde os grandes players não encontram atratividade e os provedores regionais investem cada vez mais em acessos por fibra óptica, entregando aos seus assinantes velocidades superiores a que grandes teles entregam nas capitais”, disse.

Segundo a coordenadora do Congresso, Sandra Mogami, os pequenos provedores atendem a uma fatia carente de mercado. “São eles que atuam nos mercados locais, às vezes em um, cinco ou dez municípios. Eles não deixam nada a dever em questão de tecnologia ou mesmo velocidade de banda. Cada vez mais, o consumo de banda larga vai exigir performance para exibição de vídeos”, completa.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui

Saiba mais sobre o Congresso.