Estudantes trabalharam no plano de transferência tecnológica do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da universidade
Por Redação
Equipe Água Viva foi a grande vencedora do Programa Nexu 2016
Formada por estudantes dos cursos de Engenharias Metalúrgica, Química, Civil e Ambiental, a equipe Água Viva foi a grande vencedora do Programa Nexu, uma iniciativa da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG.
Coordenada pelo professor do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Carlos Augusto Chernicharo, a equipe trabalhou com a tecnologia implantada nas estações de tratamento que promove a facilitação e o aumento da remoção de nitrogênio, agente tóxico no processo.
Na competição, o segundo e terceiro lugares ficaram com a Convertec e a Equilibrium, respectivamente. A Convertec desenvolveu uma tecnologia de conversor de energia resistente a falhas com reconfiguração inteligente e a Equilibrium, um dispositivo para diagnóstico e reabilitação dos distúrbios do equilíbrio.
Os Planos de Transferência das seis tecnologias trabalhadas durante o programa foram apresentados no evento em forma de Pitch e foram avaliados por uma banca composta de parceiros do programa, como o João Drummond – Gerente de Projetos da Sympla; Silvana Braga – Diretora Geral do SEED; Pedro Peixoto – Business Developer na Inseed Investimentos e Mariana Santos – Gestora Executiva do BH-TEC.
Além de selecionar os três vencedores, os examinadores também deram feedbacks aos estudantes sobre pontos de melhoria nas apresentações que poderão ser utilizados para o documento oficial que deverá ser entregue pelos participantes, contendo todo o trabalho desenvolvido.
Para o diretor da CTIT, professor Gilberto Medeiros a iniciativa é importante tanto para estudantes como para professores da universidade. “Nos estudantes estamos incorporando ações de empreendedorismos na formação acadêmica e para os professores esta também é uma ótima oportunidade no suporte ao desenvolvimento das tecnologias nos laboratórios”, ressalta.
Para o estudante, do segundo período de Engenharia Ambiental, Klysman Rezende, integrante da equipe vencedora, participar do programa serviu como norteamento para sua trajetória na universidade. “Quero seguir a carreira acadêmica e conhecer principalmente os desafios da inovação, já no início da minha trajetória na UFMG o trabalho foi muito importante para nortear meus estudos”, afirma.
A primeira edição do Nexu contou com apoio do Sebrae, Inseed Investimentos, Wylinka, Tropos Lab, Invita, Bh.tec, Enacom, Sympla, Sistema Fiemg, Sistema Mineiro de Inovação (Simi), Nexer, Tropos Lab, Coolhow, e Design Thinkers Group.
A próxima edição do Programa está prevista para o primeiro semestre de 2017.
Quer saber como funciona o Nexu? Aperte o play na matéria da TV SIMI:
Fotos: Maria Teresa Moreira
Fonte: