Aplicativo traduz filmes para a linguagem de sinais; por outro lado, luvas entendem movimentos da linguagem de sinal e vocaliza informações
Por Redação

Uma startup americana desenvolveu um aplicativo que promete ajudar, e muito, deficientes auditivos a assistirem filmes. O Actiview sincroniza vídeos e a interpretação da língua de sinais e facilita a compreensão de pessoas surdas.
O serviço foi usado pela primeira vez para a animação de “Carros 3”, e depois para o lançamento de “A Era do Gelo 4”. Agora, o projeto tem novos parceiros para aumentar a oferta de filmes e conta com “Extraordinário” e todos os filmes da saga “Jogos Vorazes” também em sua carta de serviços.
O funcionamento do aplicativo é bem simples. Basta que o usuário assista ao filme em qualquer plataforma disponível e acione o aplicativo em uma segunda tela, como um smartphone ou tablet. O app “escuta” o filme e sincroniza a interpretação da língua de sinais.
O app, que tem como foco filmes infantis, utiliza a Língua de Sinais Americana e está disponível para iOS.
Luvas que falam

Outra inovação que promove a acessibilidade foi desenvolvida por Roy Allela, proprietário da Sign-IO. As luvas desenvolvidas por ele traduzem os movimentos da linguagem de sinais em áudio.
Roy tem uma sobrinha surda e ele pensou como seria difícil para a jovem se comunicar com a família, que não sabia linguagem de sinais. Funcionário da Universidade de Oxford, ele colocou as mãos na massa e desenvolveu a luva.
A Sign-IO possui sensores flexíveis costurados em cada dedo, que quantificam a curva dos dedos e processam sinais. As luvas são conectadas por bluetooth a um aplicativo de celular, também desenvolvido por Allela, que vocaliza as letras.
Os usuários também podem configurar a linguagem, o gênero e o tom da vocalização por meio do aplicativo, com resultados precisos que chegam a 93%, diz Allela.
Fonte: