Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasDataViva lança versão com inco...

DataViva lança versão com incorporação de dados de saúde

Plataforma agora apresenta informações anuais dos estabelecimentos de saúde brasileiros


Por Redação

Crédito: DataViva/Divulgação

Na última semana, o DataViva – plataforma aberta de visualização de dados públicos nacionais, lançou sua versão com dados de saúde fornecidos pelo Datasus. O DataViva 3.1 apresenta informações anuais dos estabelecimentos de saúde brasileiros. Os dados compreendem os anos de 2008 a 2015 e estão disponíveis em gráficos. De acordo com o site da plataforma, também foram atualizados os dados já disponíveis e incorporadas novas variáveis sobre comércio internacional e trabalho e emprego.


Segundo o presidente da Fapemig, Pro. Evaldo Vilela, o DataViva é um dos maiores bancos de dados para inovação no mundo, com informações para o planejamento dos municípios, dos estados e do país. “Agora a ferramenta traz mais informações, sobre saúde, e com elas pode-se planejar melhor a vida do município, os investimentos e particularmente investimentos na área de inovação. Queremos que o brasileiro aprenda cada dia mais a usar informações qualificadas na condução das políticas públicas”, afirma.


Integração do DATASUS com o  DataViva

Criado em 1991, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) armazena dados sobre saúde de toda população brasileira. O sistema conta com três grandes conjuntos de dados: procedimentos ambulatoriais; procedimentos hospitalares; e o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes). “Os dois primeiros são conjuntos de dados autodeclarados, informados pelos hospitais. São dados muito grandes e bagunçados, então optamos, pela representatividade e pela praticidade, em trabalhar com o Cnes. É talvez a base mais complexa que já tivemos, por ser a maior: ela tem em torno de 500 gigabytes”, conta Elton Freitas, assessor técnico do Núcleo DataViva, do INDI.

As principais variáveis são estabelecimentos de saúde, equipamentos, leitos e profissionais. Em relação aos estabelecimentos, o DataViva traz informações sobre a localização, o tipo (se é uma clínica, um hospital ou um posto de saúde, por exemplo) e o que ele está atendendo.

Além disso, a plataforma apresenta ainda dados dos equipamentos de saúde (aparelhos de raio x, ultrassom etc.), informações sobre o tipo de leito hospitalar (leitos para parto ou UTI, entre outros) e sobre os profissionais de saúde que trabalham nesses estabelecimentos.

A nova versão do DataViva apresenta ainda novos conteúdos de bases já disponíveis na plataforma. Dentro de comércio internacional, foram incluídos dados sobre portos – sobre a saída de produtos para exportação e os destinos das vendas. Foram exploradas informações sobre trabalho e emprego, com a inclusão de dados de etnia, sexo e grau de escolaridade do trabalhador.

Outro conjunto de informações incorporadas é relativo às empresas: o número de empregados; se ela adota ou não o simples; e sobre a natureza jurídica das empresas – se são públicas, federais, municipais ou estaduais. Agora é possível mapear o número de micro e pequenas empresas no país, e as novas informações permitem mais detalhamento para o usuário.

Clique aqui e conheça mais sobre o Dataviva.

Fonte: DataViva

Cesta De Compras