Em entrevista ao SIMI, Camila Fusco dá cinco dicas preciosas para quem deseja impulsionar seu negócio na rede social
Por Paula Isis/SIMI
Atualmente, o Facebook hospeda mais de 50 milhões de páginas de pequenas e médias empresas em todo o mundo. No Brasil, são mais de 3 milhões de pequenas e médias empresas utilizando o Facebook e 83% dos brasileiros que estão na plataforma são conectados a alguma dessas empresas direta ou indiretamente.
“Nossa plataforma funciona como uma verdadeira vitrine virtual para marcas e anunciantes, onde empreendedores de todos os tamanhos têm a oportunidade de expor seus produtos e serviços para o seu público de interesse”, explica da diretora de empreendedorismo na América Latina, Camila Fusco.
Em entrevista ao SIMI, Camila deu cinco dicas valiosas para os empreendedores que querem começar a utilizar a plataforma e potencializar suas vendas a partir da rede social.
1. Crie sua Página
“A Página é o cartão de visita de uma empresa no Facebook – e não um perfil, destinado apenas a pessoas físicas. Nela, é possível interagir com os clientes e apresentar produtos e serviços. O passo-a-passo da criação pode ser acessado em facebook.com/business”.
2. Use imagens, vídeos e textos curtos em suas publicações
“As pessoas preferem publicações curtas e originais. Fotos e vídeos fazem sucesso, então é importante dar preferência aos que têm boa definição, são coloridos e que mostram objetos e pessoas reais, relacionando-os ao negócio. Textos menores, entre 100 e 250 caracteres, também costumam trazer melhores resultados. Além disso, fornecer dicas e informação úteis para o público é importante, em vez de apenas tentar vender produtos”.
3. Interaja com seu público e ofereça benefícios
“Assim como no mundo físico, benefícios atraem o consumidor, por isso, é recomendável a interação com o público, oferecendo descontos, promoções e perguntas que estimulem a conversa com o cliente em potencial. Questionar o que o público acha dos produtos e serviços e solicitar classificações e avaliações na página também um bom caminho. Por fim, é essencial sanar as dúvidas do cliente, respondendo dúvidas e críticas. A interação pode ajudar a reverter uma percepção negativa”.
4. Amplifique sua mensagem com os anúncios
“Os anúncios no Facebook servem para aumentar a visibilidade das mensagens, produtos ou promoções das empresas. A partir de R$ 1 por dia, é possível criar um anúncio e segmentá-lo por localidade, faixa etária, interesses dos clientes em potencial (para uma academia, por exemplo, é possível criar um anúncio e destiná-lo a pessoas interessadas em atividades físicas). Além de anunciar, é importante acompanhar os resultados, tanto pela página, quanto pelo gerenciador de anúncios”.
5. Acompanhe seus resultados
“Verifique sempre as informações sobre o desempenho dos anúncios e faça os ajustes necessários para que eles obtenham mais impacto. Observe também a performance das publicações que não foram anunciadas e publique o conteúdo no horário em que seu público costuma usar o Facebook. No caso de uma loja de artigos esportivos, por exemplo, o melhor é optar pelo horário em que o cliente em potencial provavelmente usa o Facebook, como pela manhã, antes da corrida, ou no fim da tarde. Planeje seus posts com antecedência e aproveite datas comemorativas de acordo com o tipo do produto ou serviço anunciado (Dia das Mães, dos Pais, Namorados, etc.)”.
Leia também:
• Diretora de empreendedorismo do Facebook fala sobre as iniciativas da empresa no setor
Fonte: