Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasAplicativo de carona entre ami...

Aplicativo de carona entre amigos do Facebook chega ao mercado

Criado em Minas Gerais, aplicativo funciona como uma rede social de caronas gratuitas e colaborativas


Por Paula Isis/SIMI

O Brasil possui, atualmente, uma frota de 45 milhões de veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ainda de acordo com o órgão, estima-se que cerca de 70% dos veículos particulares circulem, diariamente, apenas com o motorista. O hábito, cada vez mais comum, é preocupante, uma vez que eleva o número de número de carros nas ruas, aumentando a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Pensando em sustentabilidade e na redução da frota de veículos nas ruas, dois mineiros criaram o aplicativo onRide, que possibilita a oferta de carona segura entre amigos.

“A ideia surgiu quando eu ainda estava na faculdade. Observava que entrava sempre uma pessoa só em cada carro, e eu ali precisando tanto de uma carona”, explica o CEO e fundador, Alexandre Strehle. Porém, ele lembra que na época não havia ainda tecnologia suficiente para a criação de um sistema que facilitasse, com segurança, as caronas. Segundo o CEO, a ideia só começou a virar realidade quando conheceu o programador e desenvolvedor João Jácome, hoje sócio e CTO da onRide. Hoje já são mais de mil usuários espalhados por todo Brasil,

Segundo Alexandre, o principal objetivo foi criar um sistema que garantisse a segurança do usuário, diferentemente dos demais aplicativos de carona já existentes. “No onRide, só é possível oferecer e pedir carona para a sua rede de amigos do Facebook, então ele é totalmente seguro, pois ninguém vai andar com desconhecidos”, explica.

Reforçando o conceito de segurança, há ainda uma funcionalidade exclusiva para o público feminino que, com um simples clique, pode optar por só ofertar e receber caronas de outras mulheres. Além disso, Alexandre destaca que não é permitido cobrar pelas caronas oferecidas e o app é totalmente gratuito.

“O aplicativo está disponível para o mundo inteiro. Já registramos utilização do aplicativo na Suíça, Portugal e Canadá. No Brasil, a região sudeste é a que possui a maior quantidade de usuários, principalmente Belo Horizonte”, ressalta.

Para o futuro, Alexandre afirma que a startup está desenvolvendo estudos de inteligência artificial para otimizar o aplicativo e proporcionar aos usuários a melhor experiência em caronas.

Descole aquela carona
O aplicativo está disponível em duas versões: para pessoa física e outra para pessoa jurídica. Para o usuário comum, João explica que é só baixá-lo para o celular, fazer o login com o Facebook, e, automaticamente, já se está oferecendo carona. “Os comandos são simples: o GPS localiza onde a pessoa está, e ela escolhe para onde vai. Depois, as pessoas de sua rede recebem uma notificação no celular avisando que ela está pedindo carona”. Assim que outro usuário aceita dar a carona, quem pediu recebe nova notificação e, em tempo real, pode acompanhar onde o seu amigo está e tempo de deslocamento.

A versão para empresas funciona como se fosse uma licença de uso personalizada. Neste caso, o aplicativo torna-se um white label, isto é, a plataforma é adaptada e personalizada de acordo com a imagem e a necessidade da empresa, levando inclusive a marca da contratante. “A lógica final é a mesma, mas existem funcionalidades distintas, que podem interessar mais para a empresa do que para o usuário comum”, ressalta.

Download
O onRide é gratuito e pode ser baixado na Google Play para qualquer smartphone Android e também já está disponível na App Store, para usuários de iPhone e iPad.

Faça download:
App stores 
• PlayStore

Fonte:

Cesta De Compras