Nobel de Física criou um passo a passo que ajuda as pessoas a esclarecer e memorizar conceitos
Por Renato Carvalho/Simi
Richard P. Feynman (1918-1988) foi um professor e cientista, que recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1965. Ele costumava dizer que qualquer assunto, por mais complexo que fosse, poderia ser entendido se fosse explicado de maneira simples.
A técnica de Feynman funciona para entender ideias nas quais você tem dificuldade em compreender. Pode ser usada, também, para aumentar a memorização de ideias que você compreende, mas tem dificuldade de lembrá-las e explicá-las.
Confira as dicas da técnica:
Escolha um conceito
Pode ser qualquer um. Seja sobre mecânica, culinária, economia, física, ou outro conceito que queira aprender. Assim que escolher escreva o conceito no alto da folha, como se fosse um título. Escrever te ajuda a focar exatamente no conceito que você precisa, além de ter um grande efeito na sua memória.
Escreva da forma mais simples possível
Usando a folha, comece a escrever e, se necessário, a desenhar a explicação sobre o tema, em uma linguagem bem simples, como se ensinasse uma criança. É importante que tanto as ideias já compreendidas quanto as confusas sejam escritas. Isso ajuda a você identificar, com precisão, aquilo que precisa entender.
Pesquise sobre o conceito
Provavelmente durante o processo você vai encontrar pontos difíceis de explicar. Sempre que isso acontecer, pesquise sobre isso, leia, pergunte a outras pessoas. Reaprenda o conceito até que possa explicá-lo de forma clara, para depois, terminar de escrever. É a partir daí que você começa a aprender.
Revise e simplifique mais
Depois que estiver satisfeito com a explicação que escreveu, revisa tudo e tente simplificar mais ainda. Se estiver um pouco confuso ou não parecer simples, significa que você ainda não está entendendo algo e precisa pesquisar mais. Analogias ajudam a esclarecer o conceito em sua cabeça.
Esse vídeo, em inglês, ajuda a entender a forma como funciona a técnica. Confira:
Fonte: