Nexer e Netbee representam o Brasil no importante evento de aceleração Mundi Lab, na Espanha. Empresas ganham reconhecimento e visibilidade internacional
Por Alysson Lisboa/SIMI, De São Paulo
Gibram Raul, da Netbee (centro), Danilo Matos e Ruhan Bidart, da Nexer: empresas mineiras desenvolvem aplicativos de mobilidade e segurança no trânsito para resolver problemas reais
Duas startups mineiras são destaque na Campus Party 2016. Elas são únicas representantes do Brasil no programa de aceleração Mundi Lab, patrocinado pelo maior grupo de seguradoras do mundo, a Munich Re. O evento será realizado no final de fevereiro em Madri, na Espanha. Os jovens Danilo Matos e Ruhan Bidart, da Nexer, e Gibram Raul, da Netbee, não escondem a alegria de poderem representar o país e reconhecem que o esforço está valendo a pena.
Com foco em mobilidade, a Nexer já está comercializando seu gadget que, acoplado à porta OBD do automóvel, informa na tela do smartphone o comportamento do motorista, consumo e o melhor modo de dirigir. A ideia, segundo o diretor Danilo Matos, é conectar mil carros até julho.
Já a Netbee quer reduzir o tempo e o custo para recuperação de carros roubados. Segundo Gibram, diretor da empresa, 70 mil veículos são roubados anualmente no Brasil. A ideia é que, com o dispositivo, o preço dos seguros de automóveis tenha uma queda significativa. “Fizemos uma parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais para mapear as áreas de maior incidência de roubos. Assim, vamos trabalhar em conjunto”, completa Gibram. O pequeno dispositivo fica escondido dentro do carro e não exige instalação. Ele manda informações para uma central que pode ser acessada via smartphone.
A Netbee participou da primeira rodada do Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) do Governo de Minas e acumula prêmios e destaque. Recentemente figurou em 8º lugar no One Hundred Open Startups, que lista as 100 mais promissoras startups do Brasil.
Cenário motiva novos negócios
Da crise nasce a oportunidade. Por mais clichê que a frase possa parecer, é assim que as empresas inovadoras pensam sobre o atual momento do Brasil. Para Ruhan da Nexer as startups estão cumprindo seu papel e transformando a economia. O momento é de crescimento e solução de problemas. As empresas inovadoras disponibilizam aplicativos capazes de resolver problemas cotidianos de forma criativa. Foi pensando nisso que surgiu a Trakto, empresa alagoana que também participou do Seed em Minas Gerais. Davi de Oliveira, um dos criadores do aplicativo que formata, documentos, e-books e apresentações on-line, está empolgado com o crescimento do número de clientes. “Já temos 48 mil usuários utilizando a plataforma”, completa.
Os programas de aceleração e incentivos alavancam as startups, mas é importante ressaltar que retorno acontece a longo prazo e depois de muitas noites maldormidas. Para empreender é necessário rotina, força de vontade e foco no usuário. Vontade crescer é o que não falta. Basta olhar o rosto dos jovens que estão lotando a Campus Party em busca de conhecimento e troca de experiências. E você? Não vá ficar de fora. Dia 3 de fevereiro termina o prazo para as inscrições no Seed. Acesse o site e conheça!
Cobertura fotografica da Campus Party 2016: 3º Dia
Fonte: