Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasTecnologia com fibra óptica ev...

Tecnologia com fibra óptica evita queima de dispositivos eletrônicos

Dispositivo está sendo desenvolvido pelo CPqD e pela mineira Cemig


Por Redação

Um problema constante das empresas de energia é a queima de sensores e dispositivos eletrônicos provocada por surtos elétricos e atmosféricos. Contudo, uma solução para o setor pode ser a técnica Power over Fiber (PoF) – ou transmissão de energia pela fibra óptica – usada no ambiente de alta tensão das subestações e das linhas de transmissão de energia elétrica para proteger os equipamentos eletrônicos usados no monitoramento dessas redes.

A inovação tecnológica está sendo desenvolvida no Brasil pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com o apoio do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Devido à sua intrínseca imunidade à alta tensão e a surtos elétricos, a fibra óptica apresenta-se como excelente opção para sistemas de sensoriamento em redes de energia”, afirmou João Batista Rosolem, pesquisador da área de sensoriamento óptico do CPqD. O especialista também ressaltou que sistemas PoF não usam baterias e nem de fios metálicos, o que aumenta a robustez do sistema.

Testes de campo realizados pela Cemig com uma microcâmera pra monitorar uma linha aérea de transmissão da concessionária indicaram que a tecnologia tem funcionado, há mais de dois anos, sem ter sofrido dano ou interrupção causados por raios ou outro tipo de surto elétrico. A Cemig utiliza a mesma técnica em outros projetos para monitorar chaves seccionadoras e transformadores de alta tensão.

Segundo o engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig, Carlos Nascimento, a aplicação da técnica PoF pode representar uma revolução tecnológica no que diz respeito à proteção de diversos tipos de dispositivos eletrônicos de baixo consumo. “Eles serão muito utilizados na expansão das redes inteligentes”, afirmou. “É possível utilizar a fibra óptica também para levar banda larga a áreas onde não existe rede de telecomunicações”.

*Com informações da Agência CT&I

Fonte:

Cesta De Compras