InicialBlogNotíciasFênix Valley promove o ecossis...

Fênix Valley promove o ecossistema de inovação em Betim

Iniciativa foi criada com o intuito de diversificar a economia da cidade, que tem o 3º maior PIB do estado

Praça Milton Campos, na área central de Betim
Crédito: Nossa Betim

A cidade de Betim, uma das principais economias mineiras, com um grande número de indústrias, ganhou um ecossistema de inovação e startups: o Fênix Valley. A comunidade foi criada a partir da iniciativa da agente regional de inovação do Governo de Minas Gerais, Gisele Ramos, que reuniu empreendedores digitais da cidade para criar o ecossistema.

Com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), o Fênix Valley busca atrair novas empresas de diferentes segmentos e diversificar a economia da cidade, até então dependente das grandes empresas já presentes no município.

“É preciso criar um ambiente propício ao empreendedorismo, inovação e novos negócios. É preciso educar para o empreendedorismo. A união entre academia, indústria e governo é a chave para o sucesso”, disse a agente.

O ecossistema, que já mapeou empresas de base tecnológica, está na fase de identificar e conectar as ideias. Além disso, a comunidade está integrando ações, aproximando entidades de apoio e fomento, academia, empresas e empreendedores à prefeitura.

“Apoiamos a divulgação do programa Meu Primeiro Negócio no município e hoje temos uma escola rodando a metodologia. Queremos levar um programa de introdução ao empreendedorismo também para as escolas municipais, do ensino fundamental. Buscamos a criação de UAITECs em Betim, que já estão em processo de implementação. Fomos beneficiados com o apoio da Sedectes na estruturação e implementação do programa Inova Bem Betim, entre outras ações”, apresentou Gisele.

O nome, Fênix Valley, foi escolhido com o objetivo de promover o renascimento da cidade. “Chegou o momento de se libertar, de pensar fora da caixa, de atrair novos negócios e de colocar nosso município no mapa da inovação. Queremos movimentar essa cidade”, sentencia”, avalia.

Startup Weekend Betim

Entre 1º e 3 de dezembro, o Monte Carmo Shopping recebe a primeira edição do Startup Weekend Betim. O evento faz parte de um movimento global de empreendedores que busca inspirar e capacitar pessoas a lançarem startups.

São 54 horas, de sexta a domingo, em que os participantes são encorajados a terem boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo, monetizar e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.

As inscrições podem ser feitas por aqui.