InicialBlogNotíciasIF Sudeste MG realiza o I Semi...

IF Sudeste MG realiza o I Seminário de Inovação

Evento discutiu o novo marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Dra. Elza Fernandes de Araújo, assessora adjunta de inovação da FAPEMIG

Aconteceu na última semana, em Juiz de Fora, o I Seminário de Inovação do IF Sudeste MG, que discutiu o novo marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento contou com a presença de cerca de 90 servidores de seis unidades de ensino e da Reitoria.

Durante o seminário, o diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Luciano de Oliveira Toledo, ressaltou que 70% dos professores dos Institutos Federais nacionais têm mestrado e/ou doutorado, o que reflete o interesse dos institutos em desenvolver projetos de pesquisa, se tornando um diferencial em relação às instituições estrangeiras, que geralmente contam com professores que vieram ou que ainda estão no mercado de trabalho e têm apenas conhecimento técnico.

Em seguida, a assessora adjunta de inovação da FAPEMIG, prof. Dra. Elza Fernandes de Araújo explicou que o “Novo Marco Legal para Ciência, Tecnologia e Inovação” incluiu vários princípios norteadores na Lei de Inovação, entre eles, a promoção das atividades científicas e tecnológicas como estratégias para o desenvolvimento econômico e social, que pode resultar na redução das desigualdades regionais, por exemplo. Já o Servidor da Controladoria- Geral da União e assessor da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), André Alves Pereira de Melo falou sobre as principais alterações promovidas pela lei, como constituição de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas, ICT’s (Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação) e entidades privadas sem fins lucrativos voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Glaucionor Lima de Oliveira, Diretor de projetos do Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará

Cases de sucesso
A programação foi marcada também pela demonstração de cases de sucesso envolvendo outros institutos federais. Os convidados desta etapa ministraram palestras logo após a apresentação do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) como novo parceiro do IF Sudeste MG para a inovação e tecnologias, com benefícios que compreendem especialmente a disseminação das ações de ambas as partes nestas áreas. Uma das contribuições de colegas da Rede Federal foi dada pelo diretor de projetos do Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará, Glaucionor Lima de Oliveira. Ele contou como chegaram à consolidação da unidade responsável por movimentar mais de 32 milhões em investimentos que viabilizaram a execução de mais de 100 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Tudo isso, em pouco mais de três anos.

Hoje, o Polo conta com uma extensa lista de clientes e parceiros que comprovam a qualidade do serviço em “Sistemas Embarcados e Mobilidade Digital”, além de outras dezenas em prospecção. Para Glaucionor, é essencial que os alunos do IF aprendam a desenvolver o próprio negócio: “porque o melhor retorno que podem dar à sociedade é a geração de empregos”. Nesta linha, aconselhou o professor Rogério Carvalho, do Instituto Federal Fluminense, para quem a grande “sacada” é sair da zona de conforto. “É aí que a inovação acontece”, apontou.

Para a coordenadora de Gestão de Pessoas do Campus Santos Dumont, Iara Marques do Nascimento, o evento é de extrema importância para o IF Sudeste MG. “Penso que dentro da proposta de criação dos IFs temos muito a oferecer. Estas iniciativas são de suma importância para que possamos pensar e nos organizar para desenvolvermos e aplicarmos o potencial que temos enquanto Instituição. Pois, somos Campi com áreas de saberes diversos que podem contribuir de várias formas para o crescimento da região na qual estão inseridos. Então considero muito importante que a Instituição invista em momentos como este”, conclui.