Serão selecionadas 300 startups para o segundo ciclo de aceleração. Empresas nascentes de base tecnológica receberão mentoria de executivos e empreendedores de sucesso
Por Redação
Inovativa Brasil. Equipes do 1º ciclo de aceleração de 2016
Criado em 2013 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o programa Inovativa Brasil abriu inscrições para o segundo processo de 2016 para aceleração de empresas nascentes de base tecnológica. Serão selecionadas até 300 startups para o programa. Com duração de seis meses, o Inovativa oferece orientação a executivos de grandes empresas, empreendedores de sucesso e consultores financeiros.
Com foco em auxiliar empreendedores com pouco conhecimento de negócios, a aceleração é voltada para mentorias nessa área. O site da instituição oferece mais de 200 vídeos aos interessados. Mas todas as empresas selecionadas para a primeira fase do processo de aceleração receberão acompanhamento personalizado.
“Conectamos essas empresas com nossa rede de mais de 450 mentores”, explica o secretario de inovação e novos negócios do Ministério, Marcos Vinícius. Segundo ele, por meio de um software, a equipe organizadora realiza conexão entre o que a startup precisa e o que a base de mentores oferece. As orientações personalizadas duram de dois a três meses e são realizadas por videoconferência.
Após esse período é realizada uma nova seleção e cerca de 125 empresas permanecem no programa para a etapa final. Novas mentorias são realizadas, no entanto, Vinícius explica que o foco é no modelo de negócios, já que no evento final essas startups apresentam seus projetos a potenciais investidores.
Diferentemente das tradicionais aceleradoras, o Inovativa Brasil não realiza aportes e nem detém participação societária em nenhuma das empresas. No entanto, o programa acompanha as startups aceleradas (cerca de 500 até o momento) anualmente por meio de uma pesquisa que rastreia a evolução dessas empresas.
Para participar, as empresas devem ter menos de cinco anos de existência e faturarem, no máximo, R$ 3,6 milhões. As startups, porém, precisam ter pelo menos um produto ou serviço pronto para o mercado e não somente a ideia.
As inscrições devem ser realizadas até o 27 de junho. Os interessados devem acessar inovativabrasil.com.br
*Com informações do DCI
Fonte: