InicialBlogNotíciasInspiration Day deixa legado d...

Inspiration Day deixa legado de conexão entre grandes empresas e startups

O último dos seis encontros foi realizado durante o FINIT Festival e fechou um ciclo de aproximação entre empresas e startups

Por Renato Carvalho/SIMI

Evento promoveu conexões entre grandes empresas e startups
Fotos: Renato Carvalho/SIMI

A última edição do Inspiration Day, promovido pelo HUB Minas Digital em parceria com a aceleradora britânica The Bakery, foi realizado nesta quinta-feira, dia 8. O encontro de negócios faz parte do FINIT Festival e também compôs a programação da Campus Party Minas Gerais.

O Inspiration Day tem a proposta de inspirar empresas de médio e grande porte a vencerem seus desafios de mercado e negócios a partir de soluções inovadoras. Para isso, o programa abre suas portas para empresas interessadas em se aproximar de startups. A cada edição seis startups se apresentam para os empresários.

Desta vez, as startups Looqbox, Kornerz, illumr, Hondana, Trackge e Linte_ apresentaram suas soluções a dezenas de empresários no palco Empreendedorismo da Campus Party. Em um segundo momento, empreendedores e empresários puderam se conectar e realizar negócios.

Experiências

Representando a Usiminas, Ericka Menegaz, que estará à frente da área de inovação da empresa, aponta o programa desenvolvido pelo HUB como importante para ajudar as grandes empresas a se relacionar com startups. “Para a Usiminas está sendo fundamental, porque ainda estamos no início da jornada desse mundo da inovação. Precisamos desburocratizar processos, porque o relacionamento com startup é diferente de um relacionamento com outra grande empresa”, disse.

Do outro lado, o empreendedor americano Greg Bateman, CEO da startup Hondana, que tem base em São Paulo, destaca que o programa também traz benefícios para as empresas em estágio inicial. “A experiência foi fantástica. Conseguimos gerar muitas oportunidades e interesse. Trabalhamos com grandes empresas e nem todas estão abertas para a inovação”. Ainda segundo ele, com o HUB, a startup já gerou três novos projetos de grande porte. “Não temos sede nem ninguém aqui, mas conseguimos novos clientes e geramos impacto para o estado de Minas”, completou.

Resultados

De acordo com Rodolfo Zhouri, coordenador do Hub Minas Digital, os números alcançados pelo programa são motivo de orgulho. O Inspiration Day teve início em abril e foram, ao todo, seis encontros.

Foram, em média, 80 executivos por encontro, de 240 médias e grandes empresas. Desse número, 70 corporações manifestaram interesse em participar do Ciclo HUB de inovação aberta, e 30 assinaram compromisso de 6 meses de programa. Foram 180 startups apresentadas e 70 estão fazendo negócios. “É uma marca muito boa para Minas Gerais, que tem uma cultura tradicional e conservadora no universo dos negócios”, avaliou Rodolfo.

Do lado da The Bakery, o sócio Marcone Siqueira acredita que o programa foi bem-sucedido. “Foi a primeira vez que trabalhamos ajudando um governo a ajudar corporações. O mais difícil do nosso trabalho é conscientizar as empresa e startups da necessidade de um trabalhar com o outro. O poder multiplicador desses seis Inspiration Days é muito inspirador. Tanto o setor privado quanto as startups viram valor e o legado deixado será enorme”, apontou.

Confira fotos do evento: