A segunda edição do programa de pré-aceleração começa em janeiro.
Por Paula Isis/SIMI
Mais de 200 pessoas participaram da cerimônia de abertura do Lemonade BH turma 2, no Campus II da Milton Campos no início da semana. Das 120 ideias inscritas, 27 foram selecionadas para participar de um dos maiores programa de pré-aceleração do Brasil. Além destas, mais quatro startups também entraram para a segunda turma do Lemonade. Malala, Tá Pronto eVaga Fácil foram as três finalistas do último startup weekend e ganharam passaporte direto para o Lemonade. A Miner, indicada pelo Microsoft Innovation Center – Puc Minas, também integra o segundo time.
Para o professor Pedro Vidigal, diretor de desenvolvimento institucional da Fundep, o primeiro programa foi um sucesso e muito importante para a definição de diretrizes para garantir a boa execução da segunda edição. “O programa se desenvolveu de uma forma muito mais rica e mais interessante do que o esperado. Para a segunda edição esperamos que esse aprendizado possibilite que o programa seja ainda melhor, com mais investimentos para as startups”, comenta.
Segundo o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Leonardo Dias, o empreendedorismo é uma área de grande potencial e precisa ser explorado. “A economia mineira precisa se diversificar e o empreendedorismo é o melhor caminho para isso. O Governo de Minas apoia iniciativas voltadas à inovação e o Lemonade é um grande programa, que vai continuar tendo o apoio do Governo do Estado”, diz. O programa começa no dia 4 de janeiro de 2016.
Primeira edição
Na primeira edição do Lemonade foram 27 negócios pré-acelerados, com quatro finalistas já investidas ao final do programa e em aceleração pelaTechmall. Mais de 300 horas de conteúdo foram ministradas, além de 100 mentores colaborando diretamente com os empreendedores. Uma das finalistas do programa, a I-Care, foi selecionada para participar do startup Chile no primeiro semestre de 2016.
Etapas
O Lemonade é dividido em duas fases. Durante as cinco primeiras semanas, os empreendedores irão validar a dor de mercado e trabalhar no MVP – mínimo produto viável. Na segunda etapa do programa as equipes desenvolverão seus protótipos com o apoio do Laboratório Aberto do Senai Minas, além de desenvolver o business case e trabalhar na primeira venda.
Equipes selecionadas:
- Allugator
- AXConn
- Capta Money
- Chefex
- Equipe A
- ET3M Materials Technology
- Feira de Arte
- Fresh To Go
- Gamelyst
- HeyHoTravel
- Hug Me
- Invent Marketing
- iOt Soluções
- Lenu
- Mood Food
- NeuroApp
- Oswald
- Pigeum
- Playbor
- Ryse Tech
- SE,Simplificasa
- The Best Coffee in Brazil
- UAIVision
- Viu?Espaço Colaborativo
- Vórtex
- Vytre
- Malala
- Vaga Fácil
- Tá Pronto
- Miner
O Lemonade é realizado pela Fundepar e co-realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais por meio do SIMI, pela Techmall – aceleradora de startups, pela Fapemig e pelo Sebrae Minas. Em parceria nesse projeto estão as principais instituições de ensino mineiras: UFMG, UEMG, CEFET, IBMEC, UNI BH, UNA, Faculdades Milton Campos, Puc Minas, Newton Paiva, Senai Minas, Escola de Formação Gerencial do Sebrae Minas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Lemonade