Durante os Fóruns Regionais, secretário Miguel Corrêa apresentou os projetos do programa da Sedectes
Por Redação
Buscando se aproximar, cada vez mais, da população e levar ao interior de Minas as ações realizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o secretário Miguel Corrêa apresentou na última quinta-feira, 31 de maio, os programas do Minas Digital em Montes Claros, no norte do Estado.
O encontro reuniu prefeitos, vereadores, secretários e autoridades da região na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS que permitiu uma troca de experiência sobre o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.
O Minas Digital foi criado para atuar como articulador do ecossistema de inovação de MG, gerando crescimento econômico por meio da tecnologia, do empreendedorismo e da economia digital e criativa.
Atualmente, Minas Gerais desponta como polo tecnológico e de inovação no país, sendo o segundo estado em número de empresas de TI e biotecnologia. Minas também reúne o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, com cerca de 360; abriga o San Pedro Valley, polo de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país; é o maior estado em número de universidades públicas (11 federais e 2 estaduais); tem seis parques tecnológicos; e, além disso, renomadas instituições de tecnologia têm sede em Minas, como Google, IBM, GE, entre outras.
O SIMI também um projeto do programa Minas Digital. Conheça abaixo algumas das ações do programa:
Meu Primeiro Negócio
O Meu Primeiro Negócio é um programa de educação empreendedora focado em jovens estudantes do Ensino Médio que propõe uma experiência prática em economia, negócios e na operacionalização de uma empresa. A proposta é realizar encontros semanais no contra-turno escolar, em que os jovens participantes aprenderão conceitos de mercado, comercialização e produção, sendo acompanhados por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Como resultado, os jovens serão imersos em uma jornada de educação empreendedora do começo ao fim do programa.
Startup Universitário
O programa Startup Universitário visa fomentar empreendedorismo e inovação nas universidades do Estado em dois grandes eixos. O primeiro é o apoio a ações de fomento à cultura empreendedora em alunos e professores da graduação e pós-graduação das universidades mineiras. O segundo e mais avançado é o suporte à transferência de tecnologia, em que o programa visa apoiar projetos científicos com potencial para originar startups e negócios de alta tecnologia no Estado.
Clique aqui e conheça todos os projetos do programa.
Fonte: