Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasMovimento startup de Minas Ger...

Movimento startup de Minas Gerais ganha parceiro estratégico

Comunidade criada por startups de Santa Rita do Sapucaí (MG) promete fortalecer parcerias e atrair investidores


Por Redação

Crédito: Renato Carvalho/SIMI

O Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG), é um dos ecossistemas bem-sucedidos de startups existentes no país. Só que a pequena cidade do sul de minas possui uma diferença significativa: o enfoque está na alta tecnologia, principalmente em combinações de hardware e software. Para o dinamarquês Jesper Rhode, ex-CMO (Chief Executive Officer) da Ericsson LaTam e coordenador da escola de inovação Hyper Island no Brasil, a Internet das Coisas e a impressora 3D, a prototipagem rápida para desenvolver hardware e dispositivos está ganhando importância na economia digital. “Santa Rita está no miolo desta revolução no Brasil. Várias startups estão abordando inteligência artificial, inclusive deep learning para análise de imagens e, portanto, botando o Brasil no mapa global desenvolvendo soluções para o futuro digital”, destacou.

É nesse cenário que nasce o Startup Hub Vale da Eletrônica, comunidade criada pelas próprias startups locais para promover a troca de conhecimento entre as empresas, que hoje estão espalhadas pelas diversas incubadoras, escolas e demais programas de startups da pequena cidade sul mineira. Com pouco mais de 40 mil habitantes, a cidade possui mais de 150 empresas ligadas à tecnologia.

O Startup Hub é não se trata de uma associação ou algum outro modelo hierárquico. Estamos falando de uma comunidade independente baseada em pressupostos semelhantes ao de comunidades como a do Google e do Facebook, já presentes em Santa Rita.

“O Hub vem para fortalecer o movimento com eventos, parcerias e ajudando a projetar as startups para investidores”, conta João Rubens Costa, que lidera projetos de inovação no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e é um dos idealizadores do Hub. Para Fábio Veras, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), “ver o nascimento de uma identidade ao ecossistema de startups de Santa Rita do Sapucaí, o Startup Hub, é reconhecer que a cidade finalmente finca sua bandeira como polo brasileiro no campo do ecossistema das startups e pede passagem rumo ao topo”.

Carlos Henrique Vilela, executivo da Leucotron, empresa pioneira no Vale da Eletrônica, e empreendedor com o Hack Town, conta que a aproximação entre startup e indústria é outro desafio importante. Vilela, que também é um dos criadores do Hub, destaca: “o próximo passo é mapear as demais startups e players do ecossistema, estabelecer parcerias oficiais com os programas de empreendedorismo e incubadoras da cidade, e promover diálogos”.

As ações já começaram. Segundo João Rubens Costa, a página no Facebook está se tornando referência por reunir em um só local “o que sai de mais relevante sobre o movimento startup do Vale da Eletrônica na mídia mundial e já estamos fazendo parcerias a todo vapor, principalmente para garantir mais mentorias e contato mais frequente com os investidores”.

Acompanhe as novidades do Startup Hub Vale da Eletrônica na página oficial do Facebook.

Fonte: Starup Hub

Cesta De Compras