Evento apresentou soluções inovadoras na área de ciências da vida
Por Redação

Realizada no início de setembro, a BIO Latin America Conference contou com diversas atividades que geraram impacto na indústria de ciências da vida no continente latino-americano. Entre elas, duas competições de startups que reuniram soluções inovadoras que prometem impactar o mercado nos próximos anos.
No Demoday do programa de pré-aceleração BioStartup Lab, o terceiro lugar ficou com a Signal, uma startup que desenvolve compostos seletivos para o tratamento de doenças mentais. Fruto de um projeto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, a Signal trabalha no desenvolvimento de moléculas com atividades diferenciadas, conhecidas como seletividade funcional. Seria como se a molécula conseguisse interagir com proteínas da célula, ao invés de bloqueá-las, e, assim, manter as boas atividades e eliminar as ruins.
A segunda colocação foi para a In Situ Terapia Celular, que produz biomembranas contendo células-tronco para o tratamento de úlceras crônicas e queimaduras severas de pele. A solução apresenta resultados como a melhora do processo cicatricial, diminuição do tempo de cicatrização, melhora da dor e da aparência da cicatriz, além de diminuir os períodos de tratamento e internação.
A primeira colocada foi a startup Pro-Therapeutics, que utiliza medicina personalizada e informações genéticas do paciente para propor o tratamento mais adequado para o câncer de mama. A equipe desenvolveu um exame que, a partir das alterações da paciente, passa para o oncologista o fármaco mais indicado para o tratamento. A ideia é minimizar efeitos adversos, aumentar a eficiência e diminuir o tempo e o custo terapêutico. Como parte da premiação, a Pro-Therapeutics será acelerada pela Biominas Brasil.
Já na competição Startup Stadium, o destaque ficou com a Biosolvit, que desenvolve produtos destinados à absorção de qualquer derivado do petróleo em terra ou no mar. A solução visa reduzir problemas ambientais e ainda permite o reaproveitamento do material absorvido, o que pode proporcionar ganhos adicionais aos seus clientes. Como parte do prêmio, a Biosolvit ganhou uma entrada gratuita para a BIO International Convention 2019, que será realizada nos EUA.
Para conhecer melhor a BIO Latin America Conference acesse o site da conferência. A BIO e a Biominas devem anunciar, em breve, a data e o local da BIO Latin America 2019.
Fonte: