InicialBlogNotíciasPBH e UFMG assinam acordo para...

PBH e UFMG assinam acordo para promover BH como polo de tecnologia e inovação

Iniciativa terá foco nos setores de inovação social, áreas da saúde, biotecnologia, internet das coisas, smart cities, entre outros

Por Redação/Simi

O termo foi assinado pelo secretário municipal, Cláudio Beato, e a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida
Crédito: PBH/Divulgação

Belo Horizonte tem se tornado cada vez mais uma referência em inovação para todo o país, contando com importantes atores de pesquisa, ciência, tecnologia e empreendedorismo. Com o objetivo de potencializar esse cenário, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) firmaram parceria, nesta quarta-feira, dia 7. O termo de intenção de parceria foi assinado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, e a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida

A parceria estratégica entre a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e a Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos terá foco nos setores de segurança pública, inovação social, logística, áreas da saúde, biotecnologia, internet das coisas, smart cities, entre outros.

Ambiente de negócios

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato destacou a importância da união de esforços entre a PBH e a UFMG. Segundo ele, essa parceria vai atrair centros de desenvolvimento e pesquisa, necessários para o desenvolvimento econômico da cidade no século 21, sobretudo considerando o fluxo de talentos e a geração de tecnologia. “Essa parceria com a UFMG vem com esse propósito de unir esforços para promover Belo Horizonte como capital da inovação, como cidade atrativa para as empresas investirem em centros de pesquisas e desenvolvimento”, destaca.

A UFMG e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico farão prospecção de parceiros nacionais e internacionais para projetos de pesquisa e desenvolvimento, licenciamento de tecnologias, criação de ambientes promotores de inovação, compartilhamento de infraestrutura e capital intelectual, atração de centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

Sala do Investidor

Outra iniciativa da PBH para promover a inovação na capital mineira, é a Sala do Investidor de Belo Horizonte, que visa atrair investimentos em tecnologia e inovação, possibilitando o desenvolvimento de centros de pesquisa e de empresas globais.

A Sala do Investidor é dividida em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico: biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, economia criativa, economia verde e moda e design.

A Sala do Investidor tem profissionais para destravar questões burocráticas e facilitar as conexões entre os empresários. A iniciativa tem, ainda, o papel de promover Belo Horizonte nacional e internacionalmente como uma cidade aberta a novos investimentos com oportunidades em setores estratégicos, rica em talentos, com mercado promissor e eficiente, com qualidade de vida e com educação de qualidade.

Fonte: PBH