Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPesquisadores da UFMG desenvol...

Pesquisadores da UFMG desenvolvem detergente que ‘blinda’ superfícies de resíduos de obras

Solução promete auxiliar na limpeza pós-obra


Por Da Redação

Aplicado na proteção de superfícies, o detergente mineral (DTM) desenvolvido por pesquisadores da UFMG é uma promissora solução para limpeza geral no pós-obra, com garantia de sustentabilidade ambiental e atoxicidade.

“O produto é capaz de ‘blindar’ as superfícies contra todo tipo de resíduo – de pó de asfalto a massa de concreto ou tinta –, mas se desfaz em contato com a água”, revela o estudante Felipe Monteiro, do curso de Engenharia Civil, um dos inventores do produto.

“Dessa forma, substâncias derramadas sobre as superfícies se incorporam à camada do detergente e ficam sólidas. Em seguida, basta passar um pano, com uma quantidade mínima de água, para que o DTM se desfaça e o local fique limpo novamente”, resume o graduando. O professor Ronaldo Lepesqueur, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (Icex), é o outro inventor do DTM.

A dupla testou o detergente em superfícies de concretos lisos e porosos, materiais esmaltados, mármores e granitos, vidros, madeiras, alumínio, ferro e aço cromado. O produto não compromete a saúde humana nem o meio ambiente porque não contém, em sua composição, ácidos sulfônicos de qualquer tipo, polifosfatos, óxidos de aminas, álcoois saturados, derivados da betaína ou compostos aromáticos.

Descoberta ‘por acidente’
A formulação definitiva do DTM resultou de uma minuciosa pesquisa – que só foi empreendida, no entanto, depois de um acidente, ocorrido dentro do laboratório. “Estávamos envolvidos na criação de um método para purificar rejeitos industriais têxteis. Durante os testes, a filtragem dos resíduos gerava uma massa densa. No momento de descartar esse material, ele caiu sobre um armário de metal, encardido e velho. Quando fomos limpar, percebemos que a porção atingida do móvel ficou novinha”, relata Felipe Monteiro.

Saiba mais sobre a solução no site da UFMG.

Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/pesquisadores-da-ufmg-desenvolvem-detergente-que-blinda-superfi

Cesta De Compras