Representantes das entidades participaram de lançamento no câmpus universitário
Por Da Redação
Na sexta-feira (6/8), no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi realizado o lançamento de um projeto de parceria com a Receita Federal para a descaracterização de cigarros contrabandeados apreendidos. Atendendo a uma demanda do órgão, os cursos de Engenharia Mecânica, de Materiais e Ambiental se uniram para desenvolver uma máquina que realiza a separação de embalagens, tabaco e o filtro dos cigarros, além de garantir o reaproveitamento do material como prática de sustentabilidade ambiental.
O equipamento, com capacidade para separar o conteúdo de 1.161 maços de cigarro por hora, é inédito e está em processo para ser patenteado. O material proveniente da descaracterização pela máquina, como é o caso dos filtros, será objeto de pesquisa científica, com o objetivo de poder ser reaproveitado em compostos para fazer telhas e blocos, por exemplo. Já o tabaco irá para o campo de compostagem e servirá de adubo para as fazendas experimentais da UFLA. Os plásticos das embalagens serão enviados para a coleta seletiva, para reaproveitamento.
“Esse material antes era incinerado, o que implica muitos custos para a união. A UFLA, por sua atuação de destaque em pesquisa, tomou conhecimento dessa situação e abraçou a causa. Os três cursos de engenharia trabalharam em conjunto para propor uma solução que é sustentável e viável, além de reverter para sociedade, de forma ecologicamente correta o reaproveitamento desta matéria prima, antes nociva, em um bem comum”, explica o professor da Escola de Engenharia Sandro Pereira da Silva. Ao todo, sete docentes e sete técnicos, além de estudantes dos cursos, participam do projeto em conjunto.
Saiba mais no site da UFLA.
Fonte: https://ufla.br/noticias/institucional/14621-ufla-desenvolve-equipamento-inedito-para-descaracteriza