Solução promete auxiliar na limpeza pós-obra
Por Da Redação
Aplicado na proteção de superfícies, o detergente mineral (DTM) desenvolvido por pesquisadores da UFMG é uma promissora solução para limpeza geral no pós-obra, com garantia de sustentabilidade ambiental e atoxicidade.
“O produto é capaz de ‘blindar’ as superfícies contra todo tipo de resíduo – de pó de asfalto a massa de concreto ou tinta –, mas se desfaz em contato com a água”, revela o estudante Felipe Monteiro, do curso de Engenharia Civil, um dos inventores do produto.
“Dessa forma, substâncias derramadas sobre as superfícies se incorporam à camada do detergente e ficam sólidas. Em seguida, basta passar um pano, com uma quantidade mínima de água, para que o DTM se desfaça e o local fique limpo novamente”, resume o graduando. O professor Ronaldo Lepesqueur, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (Icex), é o outro inventor do DTM.
A dupla testou o detergente em superfícies de concretos lisos e porosos, materiais esmaltados, mármores e granitos, vidros, madeiras, alumínio, ferro e aço cromado. O produto não compromete a saúde humana nem o meio ambiente porque não contém, em sua composição, ácidos sulfônicos de qualquer tipo, polifosfatos, óxidos de aminas, álcoois saturados, derivados da betaína ou compostos aromáticos.
Descoberta ‘por acidente’
A formulação definitiva do DTM resultou de uma minuciosa pesquisa – que só foi empreendida, no entanto, depois de um acidente, ocorrido dentro do laboratório. “Estávamos envolvidos na criação de um método para purificar rejeitos industriais têxteis. Durante os testes, a filtragem dos resíduos gerava uma massa densa. No momento de descartar esse material, ele caiu sobre um armário de metal, encardido e velho. Quando fomos limpar, percebemos que a porção atingida do móvel ficou novinha”, relata Felipe Monteiro.
Saiba mais sobre a solução no site da UFMG.
Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/pesquisadores-da-ufmg-desenvolvem-detergente-que-blinda-superfi