Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPalestra debate a Engenharia e...

Palestra debate a Engenharia e negócios de impacto social

Quarto dia da SEMMAP teve encontros técnicos, minicursos e palestras voltadas para a inovação


Por Renato Carvalho/SIMI

Rafael Ribeiro coordenou o workshop de negócios de impacto social
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

O quarto dia da Semana Prof. Marcos Pinotti de Engenharia e Inovação (SEMMAP) teve pela manhã diversos cursos para os participantes. Além de níveis básicos de softwares, o evento possibilitou um minicurso sobre empreendedorismo e um workshop sobre autoconhecimento para processos seletivos.

Mas a primeira parte do dia contou, também, com visitas técnicas ao laboratório aberto do Senai, onde os participantes puderam entender o que é um espaço maker e suas possibilidades. A outra visita foi realizada na Comau Robotics.

Já na segunda parte do dia as palestras ganharam espaço. Alunos dos cursos de Engenharia puderam assistir à uma apresentação mais técnica sobre falhas de componentes mecânicos e suas prevenções. Em seguida, Leandro Neves, da Embraer, palestrou sobre inovações em propulsão à hélice.

A apresentação trouxe pesquisas atuais da integração aerodinâmica de hélices para poder promover uma comparação do passado, presente e futuro da tecnologia.

A SEMMAP recebeu, ainda, o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fiat, Paulo Matos. Ele apresentou o perfil da empresa, características de inovação e outros atributos.

Realidade aumentada em engenharia

A realidade aumentada é uma tecnologia em franca ascensão nas mais diversas áreas. A apresentação debateu a construção e as dificuldades da implantação da realidade aumentava no trabalho, além de destacar as vantagens do uso na engenharia.

Os palestrantes Pedro Carvalho, estudante da UFMG, e Emanuel Reais, da empresa RD Mecânica Industrial, disponibilizaram, também, uma lista de boas práticas de sistemas de realidade aumentada com foco na apresentação de projetos e detalhamentos, com o objetivo de melhorar a sua implantação.

Engenharia e negócios de impacto social

O workshop promovido pelo embaixador do movimento CHOICE, Rafael Ribeiro, fez os participantes colocarem a mão na massa e serem criativos para propor soluções para problemas reais da sociedade aplicando a Engenharia. Tudo isso após uma apresentação sobre a situação de pobreza e desigualdade social, do que são negócios sociais e um caso para exemplificar o conceito.

O empreendedorismo social, segundo ele, busca resolver problemas de pobreza no mundo. Ou seja, diminuir a falta de acesso a diversos serviços. Rafael apresentou um case da Nuru Energy, que levou luz a famílias de baixa renda. A empresa inventou o NuruLight, uma lâmpada de LED que tem sua energia gerada pelo esforço de pedaladas. Ela transforma energia mecânica em elétrica.

Os participantes debateram ideias e ações e aprenderam como aplicar o empreendedorismo social na engenharia.

Fonte:

Cesta De Compras