InicialBlogNotíciasPesquisadores da UNIFAL desenv...

Pesquisadores da UNIFAL desenvolvem estudos e artigos são publicados em periódico internacional

Estudos abordam evidências da autocompaixão e atenção plena no tratamento de pacientes em cuidados paliativos

Por Da Redação

Pesquisas desenvolvidas por membros da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG investigaram as temáticas de autocompaixão e atenção plena relacionadas a pacientes em cuidados paliativos. O primeiro estudo se concentrou na revisão integrativa sistemática sobre evidências da autocompaixão como um recurso importante para o bem-estar social, psicossocial e espiritual de pacientes e profissionais da saúde que, inevitavelmente, estão expostos ao sofrimento. A segunda pesquisa explorou a possível associação entre autocompaixão e atenção plena para a qualidade de vida em pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica. Ambos os artigos foram publicados em periódicos internacionais em fevereiro de 2021.

As pesquisas foram orientadas pela professora Ana Cláudia Mesquita Garcia, da Escola de Enfermagem. Foto: Arquivo Pessoal/Ana Garcia.Self-compassion In Hospice and Palliative Care: A Systematic Integrative Review”, publicado no Journal of Hospice & Palliative Nursing, foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Brenda Domingues Silva, discente do curso de graduação em Enfermagem, e Letícia Cristine Oliveira da Silva, recém-egressa do curso de Enfermagem, sob orientação da professora Ana Cláudia Mesquita Garcia, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, com participação do professor Jason Mills, da University of Sunshine Coast (Austrália). O objetivo do artigo foi revisar as evidências empíricas sobre a autocompaixão em cuidados paliativos, uma vez que o tema não havia sido estudado de forma sistemática, conforme explicou a professora Ana Cláudia Mesquita.

“A partir do estudo, especificamente, pudemos perceber que, para os pacientes, a autocompaixão foi associada à redução de estresse, ansiedade, vergonha, sintomas depressivos, medo da recorrência do câncer e solidão. Para os profissionais da saúde, a autocompaixão foi associada ao aumento da capacidade de autocuidado, atenção plena e diminuição da percepção do risco de burnout e do estresse traumático secundário”, contou a docente à Dicom.

Para saber mais, visite o site da Unifal.

Fonte: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2021/02/25/pesquisadores-da-unifal-mg-desenvolvem-estudos-sobre-