O que é um programa de ideias? Como implementar e quais as vantagens deste programa em instituições de ensino?
Por Juliana Arvelos
Com a presença crescente da tecnologia dentro das instituições, o conceito de inovação parece ter se tornado seu sinônimo imediato. Mas o simples investimento em ferramentas resolverá os desafios de inovação na educação para uma instituição de ensino crescer?
Compreendendo inovação como resultado da capacidade de criar soluções para problemas previamente identificados e como algo que vem de dentro para fora, a aquisição em si de uma tecnologia não é suficiente para garantir que sua instituição de ensino seja inovadora – ao passo que as ações que promovam a geração de uma cultura empreendedora e de inovação em toda equipe, podem sim ser determinantes.
Uma das ações que ajudam nesta geração de cultura empreendedora e de inovação é o Programa de Ideias. Mas, você sabe o que é este programa?
Segundo a empresa AVEVO, “Um Programa de Ideias tem como objetivo principal dar protagonismo aos colaboradores de uma empresa, permitindo que todos possam contribuir com ideias para o negócio.”
Imagine uma instituição de ensino que utilize este programa, tendo como participantes os docentes, discentes, corpo diretivo e administrativo? Com certeza ideias brilhantes de inovação irão surgir, melhorando a qualidade do ensino e o senso de pertencimento de todos os envolvidos, beneficiando não apenas este grupo, mas a comunidade na qual a instituição pertence.
E como implantar um programa de ideias em uma instituição de ensino?
Primeiramente este programa deve integrar-se à estratégia da instituição. Uma linha de propostas deve ser definida, a fim que haja foco no trabalho.
A seguir é necessário definir o grupo que irá fazer a gestão das ideias. Esta equipe será responsável por lançar os desafios à instituição, receber as ideias, avaliar e priorizar as mesmas, desenvolver o plano de implementação e definir a equipe de implementação.
Para ter um grande volume de ideias e que elas tenham qualidade, é interessante que a instituição faça um calendário de eventos de geração de ideias, promovendo discussão sobre temas nos quais se deseja inovar.
Não podemos esquecer que para este programa realmente funcione, a cultura da inovação deve estar disseminada em toda a instituição. Ações como concurso de ideias, workshops, treinamentos em assuntos tais como criatividade e desenvolvimento de ideias auxiliam na promoção da cultura da inovação.
E quais os benefícios de uma instituição de ensino implantar um programa de ideias? A seguir vamos conhecer alguns destes benefícios:
– Aumento do senso de pertencimento de todos os envolvidos e beneficiados.
– Maior número de soluções que melhoram a qualidade do ensino e dos serviços ofertados pela instituição.
– Melhoria dos processos internos.
– Otimização do uso dos recursos.
– Aumento de parcerias de empresas com a instituição de ensino.
– Pioneirismo no mercado.
– Agregar valor ao nome da instituição.
Instituições de ensino são ambientes naturalmente férteis em ideias. Este programa servirá para incentivar a participação de toda a comunidade acadêmica, em um processo no qual todos se beneficiam.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Site Escolas Exponenciais: https://escolasexponenciais.com.br/desafios-contemporaneos/inovacao-na-educacao/ <acessado em 17/06/2021>
Site AVEVO: https://blog.aevo.com.br/programa-de-ideias/ <acessado em 17/06/2021>
![]() |
Juliana Guedes Arvelos Barbosa. Engenheira de Controle e Automação, Mestre em Engenharia Elétrica. Profissional com sólida experiência na Gestão Educacional. Certificada em Inovação e Transformação Digital. Consultora Educacional e Idealizadora do Educação Inovadora. Docente do MBA em Gestão Universitária da PUC – MG. |
Fonte: linkedin.com/in/juliana-guedes-arvelos-barbosa-8492b9146