Ferramenta aberta de pesquisa socioeconômica foi desenvolvida pela FAPEMIG e pela SECTES e é a maior do país
Por Acs/Sectes
A maior plataforma de visualização de dados públicos do Brasil foi relançada foi relançada no dia 11/05, em cerimônia na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. O DataViva é uma ferramenta de pesquisa, criada com o objetivo de disponibilizar dados socioeconômicos aos cidadãos, de forma livre e acessível. O projeto foi desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES).
Criado em 2010 em conjunto com o MIT Midia Lab, o DataViva disponibiliza mais de um bilhão de visualizações online de dados variados, como atividade econômica, parceiros comerciais, cursos básicos e universidades de todo o país. Reunindo importantes bancos de dados, sua principal função é ampliar o acesso a informações públicas, facilitando a tomada de decisão por parte de empreendedores, agentes de desenvolvimento , estudantes e profissionais.
Mais acesso e interação
Com a reinauguração, a plataforma entra em sua terceira versão, lançando mudanças que facilitam ainda mais o acesso dos usuários e a busca de informações estratégicas. Segundo Thiago Borges, coordenador do projeto, “o objetivo das alterações é ampliar o uso e a acessibilidade da ferramenta, possibilitando a compreensão de conceitos e dados até então complexos”.
Entre as novidades do novo DataViva está a possibilidade de criação de perfis regionalizados, facilitando a busca por informações específicas, além da pesquisa por perguntas dinâmicas direcionadas ao perfil do público e a construção simplificada de gráficos. Junto a isso, a versão lançada segue a proposta de aumentar a interação com os usuários, a partir de novas abas para publicação de notícias e estudos baseados nos dados coletados na plataforma.
Big Data
Durante a cerimônia de relançamento, foram apresentados também os futuros projetos para a plataforma, entre eles a inclusão de novos aplicativos e outros bancos de dados, como o DataSUS. Em seguida, abriu-se espaço para palestras e debates sobre Big Data, com a presença de Ana Paula Viegas, Gestora de Avaliação Estratégica e Pesquisa da UNIMED-BH; Thoran Rodrigues, Sócio fundador e CEO da BigData Corp; e Nívio Ziviani, professor emérito da UFMG e CEO da Kunumi.
Também estiveram presentes o Presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, e o Subsecretário de Tecnologia e Inovação da SECTES, Leonardo Dias. Para Leonardo, “o DataViva é o resultado do desenvolvimento da ciência e o retrato da força de nossas instituições na geração de soluções práticas para a população a partir da pesquisa. A plataforma, única no país, coloca Minas Gerais no topo do ecossistema de inovação, reforçando o lugar do estado enquanto referência em ciência”.
30 anos de apoio à pesquisa
O lançamento do novo DataViva faz parte das comemorações de aniversário da FAPEMIG, que celebra, este mês, 30 anos de investimentos e incentivo à pesquisa. “A FAPEMIG é estratégica para o desenvolvimento de Minas Gerais, por meio do financiamento de bolsas e projetos que colaborem com a sociedade, como é o caso do DataViva. A partir de iniciativas assim, fortalecemos uma das principais armas do estado para gerar emprego e renda, criando resultados para o futuro”, destaca Evaldo Vilela. A programação dos 30 anos contou também com uma solenidade oficial, que foi realizada no dia 19 de maio, às 10h, na Cidade Administrativa.
Confira cobertura da Tv Simi:
Fonte: