Programa #ElaFazHistória quer empoderar mulheres a realizar seus planos a partir de histórias de sucesso de outras empreendedoras. Serão oferecidos recursos educacionais e eventos de capacitação nas p
Por Redação
Pérola Cussiano, do Facebook, e as mulheres que fazem história: Ana Paula Padrão, Zica Assis e Milena Curado
O Facebook e o Instagram apresentaram o #ElaFazHistória, seu programa de empreendedorismo feminino que vai celebrar ideias, contar histórias de negócios erguidos por mulheres e levar capacitação para inspirar outras mulheres a realizarem seus projetos.
O número de empreendedoras que trabalham por conta própria cresceu 15% no Brasil nos últimos 10 anos, e tem se mostrado um caminho que derruba barreiras causadas pela desigualdade de gênero.
Segundo o Sebrae, o rendimento médio entre homens e mulheres brasileiros são bem diferentes. Nas micro e pequenas empresas, as mulheres faturam cerca de 80% do que os homens na mesma função. Nas médias e grandes empresas a diferença é ainda maior, 70%.
Por isso, o empreendedorismo feminino é uma ferramenta importante para atingir a equidade de gênero. A busca pelo empreendedorismo entre as mulheres já aumentou significativamente na última década: as mulheres abriram o dobro de projetos próprios nesse período.
“O número de páginas de negócios no Facebook gerenciadas por mulheres dobrou no último ano e a conexão com essas páginas também aumentou. O número de mensagens enviadas a elas dobrou desde o início de 2015”, diz Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook. “Acreditamos que nossas ferramentas podem ajudar as mulheres a empreender e estimular outras a fazer o mesmo. Queremos contar histórias para inspirar outras mulheres a buscarem pelas suas realizações profissionais”.
Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook
As ações do programa
A hashtag #ElaFazHistoria reunirá depoimentos e homenagens das próprias mulheres sobre as histórias reais que as inspiram. As histórias estarão concentradas no portal do programa;
Um portal exclusivo, o fb.me/elafazhistoria, vai não apenas celebrar as histórias das mulheres, mas também ajudar a propagar suas vozes e incentivar muitas outras na busca pelas realizações profissionais. Serão disponibilizados recursos educacionais como melhores práticas no Facebook e no Instagram, treinamentos etc.
O projeto também prevê eventos exclusivos de capacitação e treinamento para munir as empreendedoras de ferramentas e conhecimento. As oficinas são desenvolvidas junto com os parceiros Think Olga, ONU Mulher, Rede Mulher Empreendedora, Escola de Você e o programa ConnectAmericas Mulheres do BID e acontecerão em Recife, Porto Alegre, Belém, Brasília e São Paulo até o final do segundo semestre.
Um prêmio, em parceria com a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, vai reconhecer essas histórias em empreendimento feminino. “O fortalecimento da liderança feminina é um dos pilares da nossa organização. Acreditamos que a diversidade é o que nos leva a inovação e o empreendedorismo feminino é umas das ferramentas para um futuro mais inclusivo e revolucionário”, afirma Nana Lima, diretora do Think Olga, um dos parceiros do programa.
Fotos: Divulgação/Facebook
Fonte: