Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPublicado o edital do Concurso...

Publicado o edital do Concurso Acessibilidade para todos de BH

WRI Brasil Cidades Sustentáveis promove competição de ideias inovadoras para melhorar o desenho urbano de Belo Horizonte e incentivar o transporte sustentável


Por Paula Isis/SIMI

Com o desafio de promover um transporte mais ativo para pessoas com mobilidade reduzida na capital mineira, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis acabar de lançar o edital do Concurso Acessibilidade para Todos de BH. O Concurso, voltado para engenheiros, arquitetos e urbanistas, irá selecionar e premiar as melhores ideias de qualificação do espaço urbano e que priorizem o transporte não motorizado.

A competição quer superar ou minimizar os problemas de acessibilidade existentes em três perfis de locais da cidade: trechos com alta declividade, calçadas estreitas ou em estação de integração de transporte coletivo.

De acordo com a coordenadora de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Paula Rocha, a participação de profissionais que vivenciam a cidade é fundamental para desenhar espaços com um olhar mais inovador e atento às necessidades dos habitantes. “Concursos também propiciam aos cidadãos uma oportunidade de dar a sua contribuição sobre como resolver alguns problemas dentro de uma perspectiva técnica”, comenta.

O Concurso Acessibilidade para Todos irá premiar as melhores ideias de requalificação de espaços, equipamentos e sistemas de mobilidade urbana. A ideia é que as soluções encontradas para essas áreas específicas possam ser replicadas em outros espaços com problemas similares.

Todas as propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por especialistas em acessibilidade e mobilidade urbana da sociedade civil e de órgãos públicos. Kátia Ferraz, coordenadora da Rede Mineira de Tecnologia Assistiva da Sectes – Secretaria de Ciência,

Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais-, também compõe o júri. Além de desenvolver trabalhos na área, Kátia é portadora de deficiência física, o que irá agregar mais valor à comissão avaliadora.

Sobre o WRI Brasil Cidades Sustentáveis
O WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha com os gestores municipais e prefeitos das cidades para desenvolver projetos que tenham impactos reais, com foco em mobilidade, desenvolvimento urbano, segurança viária, resiliência e governança.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 e 27 de maio, pelo site concursoacessibilidade.org.

Fonte:

Cesta De Compras