Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasRede Mineira de Comunicação Ci...

Rede Mineira de Comunicação Científica realiza II Curso de Comunicação Pública da CT&I

Evento reúne grandes nomes do ecossistema de inovação e da comunicação científica de Minas Gerais


Por Redação

No dia 2 de junho, a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) realiza a II edição do Fala Ciência: Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. O curso é destinado a profissionais que trabalham ou se interessam pela divulgação da ciência e da tecnologia.

Durante o evento serão discutidos tópicos importantes para o divulgador de CT&I cobrir temas relacionados à inovação, empreendedorismo e tecnologia. Como falar sobre startups, spin off e sobre temas relacionados.

Além disso, também será apresentado o uso de ferramentas digitais na cobertura de ciência, tecnologia e inovação. Tendências e novas ferramentas usadas em coberturas de canais especializados e pela grande mídia.

Especificidades na cobertura jornalística de temas relacionados à CT&I. Como os estudos de recepção pública da Ciência ajudam o divulgador a pensar o conteúdo adequado para o seu público, também é pauta do evento.

O evento será realizado da sede da Fapemig, de 8h às 18h e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). As inscrições já estão esgotadas.

Clique aqui e saiba mais.

Conheça os palestrantes

Aluir Dias
Aluir D. Purceno é graduado em Farmácia e Bioquímica e mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG com estágio sanduíche na Universidade de Toulouse – França. Durante o ano de 2009 foi consultor na empresa Verti Ecotecnologias sendo coordenador de projetos na área de tratamento de água e escalonamento da síntese de nanocompósitos de mineral e carbono para o tratamento de água contaminanda com óleo. Entre os anos de 2010 e 2014, Purceno participou de diversas competições de empreendedorismo no Brasil, EUA, Suécia e Turquia, tendo sido premiado 30 vezes, sendo 17 vezes premiados com o primeiro lugar. Entre as principais competições, foi vencedor da etapa mundial do “Idea to Product” por três vezes (2010, 2011 e 2013). Foi vencedor do MIT GSW 2012 em Istambul e o primeiro brasileiro finalista do MassChallenge. Nos anos de 2013 e 2014, Purceno foi professor de Empreendedorismo para a Graduação em Química na UFMG e coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas no CTIT/UFMG e INOVA – CTIT/UFMG. Sócio fundador da Speed-e (Techmall) consultoria e aceleração de empresas, uma das 13 aceleradoras credenciada ao programa federal Startup Brasil. Atualmente, Aluir trabalha com a análise de investimentos em startups na Fundep Participações S/A – FUNDEPAR.

Atila Iamarino
Biólogo bacharelado (2006) e doutor em microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Atualmente é pós-doutorando da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente em evolução molecular. Faz comunicação de ciência no ScienceBlogs Brasil e no canal Nerdologia.

Fernando de Lucena
Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH (2010), Fernando possui experiência na área de Marketing Digital há mais de oito anos atuando em diversos segmentos. Há quatro anos, atua na comunicação voltada para a promoção do empreendedorismo e da inovação. Atualmente, é coordenador do Portal Simi (www.simi.org.br) do Sistema Mineiro de Inovação.

Lorena Tárcia
Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação. Pós-graduada em Marketing, Publicidade e RP, na Inglaterra. Mestre em Educação pela Puc Minas. Formada em Convergência de Mídias pelo projeto IfraNewsplex da Universidade da Carolina do Sul, EUA. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2015). Ex-coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH.

Atualmente, professora de Jornalismo Online e coordenadora do laboratório de Convergência de Mídias. Integra o grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Educação da PUC Minas. Pesquisadora do Centro de Convergência em Novas Mídias, UFMG. Ex-chefe de reportagem na Rede Globo Minas e Rádio CBN. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Convergência, Internet, Rádio, Televisão e Comunicação Organizacional. Áreas temáticas: transmídia, webjornalismo, convergência, multimídia e educação.

Rafael Pessoa
Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Estratégia, Marketing e Inovação. Possui graduação em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e Gestão Estratégica. Trabalhou no escritório de projetos da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (SECOPA) de Minas Gerais. Dirigiu a Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes e atualmente trabalha no projeto DataViva, plataforma de visualização de dados públicos, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Valéria Raimundo
Possui graduação em Comunicação Social/ Relações Públicas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas na área de Comunicação Organizacional e Processo de Trabalho e nos seguintes temas: comunicação interna; comunicação, organizações burocráticas e relações de poder; novas mídias e interação comunicacional em organizações; comunicação e discurso organizacional; comunicação pública da ciência e divulgação científica.

Fonte:

Cesta De Compras