Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasSantinho Digital é uma das ino...

Santinho Digital é uma das inovações tecnológica das eleições 2016

De acordo com especialistas, as eleições deste ano serão as mais tecnológicas, conectadas e inovadoras de todos os tempos


Por Redação

A cada período eleitoral o uso de tecnologias digitais aumenta, beneficiando candidatos e eleitores. As redes sociais tornaram-se grandes aliadas para que as pessoas obtenham informações sobre seus candidatos, e assim, possam escolher aqueles que os representarão no governo.

No decorrer dos últimos anos, o processo eleitoral no Brasil vem inovando através da tecnologia digital, garantindo uma eleição mais rápida, transparente, simples e confiável. Em 1996, a inserção da urna eletrônica permitiu que as eleições passassem a ser totalmente informatizadas. Em 2008, a biometria passou a ser utilizada na identificação do eleitor em algumas regiões e, em 2016, será a vez do QR code no boletim de urna.

Dia após dia o smartphone está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, partidos e candidatos querem espaço nesse aparelho. Neste contexto, talvez a inovação mais revolucionária e eficaz de 2016 seja o uso do santinho digital, onde a partir do material físico de campanha (santinhos impressos), os eleitores poderão capturar e manter em seus smartphones todo o conteúdo do impresso, além de outras informações que os candidatos queiram transmitir.

Hoje, o Midiacode, uma empresa incubada do Cietec/USP, em São Paulo, é a primeira plataforma a proporcionar essa experiência. Através de códigos parecidos com os QR Codes, usados pela Justiça Eleitoral, eleitores conseguirão capturar, guardar e compartilhar detalhes do candidato e do seu programa de governo.

Por intermédio do uso de plataformas mobile, como o Midiacode, além de ter as informações sempre a mão, as pessoas poderão compartilhar, em qualquer rede social, o conteúdo do candidato que acreditam ser o melhor, mudando sensivelmente a forma de como o processo de escolha e influência acontecia.

Midiacode
Criada em 2014 por três investidores, o Midiacode é uma plataforma (any screen) que permite que consumidores capturem conteúdo que está em qualquer meio físico e o transfira para um repositório no smartphone e na nuvem.

O conteúdo não é alterado (um panfleto entregue na rua será digitalmente capturado exatamente como é), mas pode dar fácil acesso a mais conteúdos, como páginas web, vídeos, redes sociais, e-commerce. O objetivo da plataforma é capturar o conteúdo do mundo físico em um universo digital, organizado, acessível e fácil de compartilhar.

*Com informações do Exame

Fonte:

Calendar

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Cesta De Compras