Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasSebrae-MG apresenta projeto de...

Sebrae-MG apresenta projeto de laboratório aberto móvel

Com objetivo de promover a cultura maker em Minas, o LabTruck foi apresentado ao SIMI em primeira mão


Por Paula Isis/SIMI

Inspirados pelo sucesso do Laboratório Aberto e com objetivo de impulsionar o movimento maker (faça você mesmo) em Minas Gerais, o Sebrae-MG está lançando, em parceria com o Senai-MG, um projeto que promete inovar o cenário de tecnologia e inovação. O LabTruck é um laboratório aberto móvel que irá percorrer as estradas do estado levando a cultura maker para as demais cidades.

Segundo o analista de tecnologia do Sebrae-MG e idealizador do projeto, Flávio Baeta, “o movimento maker já começou em Minas Gerais com várias iniciativas, como o FabLab da Newton, o Makerspace Faz Aqui, no Espaço CentoEQuatro e o Laboratório de Inovação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG”.

No entanto, estas estruturas apresentam alto custo devido a gama de equipamentos tais como impressoras 3D, placas eletrônicas, kits de sensores, servo motores, protoboards, máquinas de solda, entre outros. Tudo isto conectado a uma internet de alta velocidade.

Além disso, essas estruturas físicas acabam limitando a Belo Horizonte a disseminação da cultura maker. É necessário expandir o movimento para além da capital e Região Metropolitana. Segundo Baeta “a ideia é aproveitar a massa crítica do interior”.

A própria comunidade é que vai operar o LabTruck . O Sebrae-MG só vai disponibilizar o caminhão, pois uma das maiores dificuldades é ter uma estrutura de pessoal e gastos com hospedagem, mão de obra especializado entre outras despesas. Ainda de acordo com Baeta o custo para a criação e manutenção de laboratórios abertos, muitas vezes, não compensa pelo baixo fluxo de interessados em cidades menores. Portanto, o LabTruck é uma boa solução neste caso. O projeto teve como inspiração o Hack a Truck da IBM e o Minas Up, da Universidade Federal do Norte de Minas.

Agora, o projeto segue em busca de parceiros para rodar por Minas Gerais. Baeta adianta que a Newton, por meio do FabLab, irá disponibilizar seus alunos para trabalharem no LabTruck, além de desenvolverem o marketing e a divulgação.

Leia também:
• Primeiro Fab Lab de Minas Gerais estimula a cultura maker

Fonte:

Cesta De Compras