Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasSeminário promove discussão so...

Seminário promove discussão sobre fomento em agricultura familiar

Foram abordadas diretrizes para apoiar estudos em agroecologia, agricultura familiar e povos, e comunidades tradicionais


Por Redação

Terminou na sexta-feira, 31/03, em Belo Horizonte, o seminário “Dialogar para Transformar – Diretrizes para apoio a pesquisa em Agroecologia, Agricultura Familiar e Urbana e Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais”, com o objetivo de fomentar a pesquisa na agricultura familiar.

A ideia do evento era aproximar a ciência à produção orgânica, garantindo a participação de pesquisadores, agricultores familiares e extensionistas na definição de linhas de pesquisa a serem apoiadas, por meio de editais e chamadas públicas.

“Temos uma missão de promover o desenvolvimento rural sustentável de Minas Gerais e, para isso, precisamos de pesquisa para quebrar barreiras e fortalecer ainda mais a agroecologia, nossas sementes crioulas e o combate ao agrotóxico”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo Lima, ao participar da abertura do seminário, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Resultados

Ao final do seminário foi produzida uma carta com as proposições das instituições participantes para viabilizar o fomento à pesquisa, previsto na Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, instituída em 2014.

Além da Seda e da Fapemig, integram o seminário representantes de outros órgãos governamentais, como Epamig, Emater-MG, CVT-MG e Embrapa, organizações como a Fetaemg, AMA (Articulação Mineira de Agroecologia), AUÊ (Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da UFMG) e Comboio Agroecológico Sudeste.

Fomento

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, o seminário é uma oportunidade de diálogo com todos os setores que carecem de ciência e tecnologia (C&T). “A agricultura familiar é uma das mais importantes atividades da nossa economia. Queremos ouvir o segmento para identificar os pontos em que o avanço tecnológico possa fazer a diferença”, disse.

Fonte:

Cesta De Compras