Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasSobre startups: mitos e verdad...

Sobre startups: mitos e verdades

Não basta apenas ter uma boa ideia, para construir uma startup de sucesso é necessário muito trabalho, pesquisas, uma boa equipe e muita dedicação


Por Da redação

A princípio, montar uma startup parece algo relativamente simples, entretanto, para viabilizar uma ideia é preciso trabalhar duro, ter felling, muita dedicação, entre vários outros fatores.

Além disso, existem no meio vários mitos, muitas vezes tidos como verdades absolutas, que podem comprometer seriamente os resultados esperados.

Eis alguns que listamos para vocês:

É preciso ter sorte
De uma maneira geral, por se tratar de empresas ligadas à tecnologia, as pessoas tendem a achar que basta apenas ter um app ou um site e ter sorte para gerar acessos. Não é bem assim. Uma startup é uma empresa em fase de iniciação e como toda tem que ter planejamento, metas, objetivos bem definidos (de curto, médio e longo prazo), missão, valor e diferencial competitivo.

O negócio é sobre inovação e boas ideias
Uma ideia boa pode, sim, trazer bons resultados. Mas, acima de tudo, é necessário pensar nas necessidades dos clientes. Será muito mais simples preencher uma lacuna do mercado, do que convencer seus clientes que eles precisam do que você faz. Portanto, muita atenção no cliente.

É necessário muito capital
Às vezes, nos deparamos com fundos que investem muito em empresas ainda pequenas. Mas, isso não significa garantia de sucesso. Quando se tem uma ideia e modelo de negócios é mais interessante criar um protótipo e testar primeiro, aprender com os erros para só então, em um segundo momento, colocar tudo isso realmente em prática. Testar antes economiza tempo, dinheiro e desgastes.

Seus feriados, finais de semana serão os mesmos
Para muitas pessoas, empreender é uma forma de sair da rotina de grandes corporações, fazer o seu próprio horário, tudo do seu jeito. Mas, é preciso mergulhar fundo em seu negócio e trabalhar pelos resultados. Claro que você não vai deixar de ter uma vida além do trabalho, porém é importante que haja muita eficácia, pois na maioria das vezes, o principal ativo da startup são os seus funcionários.

Tudo é muito difícil, até que um belo dia tudo dá certo
Achamos que ter uma startup é inicialmente ter muito trabalho duro, atingir o nível máximo de perfeição em um produto e depois disso é só alegria. A realidade é que é um caminho cheio de altos e baixos e, salvo algumas exceções, raramente se vai apenas para cima.

Matéria originalmente publicada em: Fumsonft 

Foto: Pixabay

Fonte:

Cesta De Compras