Durante o processo, os participantes poderão utilizar um escritório de trabalho colaborativo e receberão assessoria jurídica e capacitação
Por Redação
Nuno Balhau CEO da OPT
A startup OPT Soluções, uma das nove empresas atualmente incubadas no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi selecionada para participar de um processo de aceleração em Nova York. A iniciativa promovida pela organização Startup52 tem por objetivo oferecer suporte a até 15 empreendimentos por rodada, colocando-os em contato com mentores, consultores, especialistas e empresários.
Para o CEO da OPT, Nuno Balhau, a conquista é fruto do grande esforço da empresa para se fortalecer como primeira opção no mercado. “Não nos limitamos a negociar com fundos nacionais de investimento, mas também estamos sempre buscando nos conectar a potenciais apoiadores no exterior, pois são eles que nos ajudam a promover uma experiência cada vez melhor aos usuários do Peça Agora, nosso principal serviço disponível no mercado hoje”, destaca.
De acordo com o cronograma da organização, o “pontapé inicial” será dado entre os dias 6 e 22 de junho, com orientações sobre o funcionamento da aceleradora. Entre os dias 17 e 22 de julho, os empresários entrarão em contato com toda a comunidade Startup52, formada por mentores, consultores, especialistas e empresários com ampla experiência e renome internacional, que auxiliarão os participantes na preparação para as etapas posteriores.
Já entre os dias 11 e 19 de agosto, os empresários farão apresentações para alguns convidados como uma prévia do dia 1º de setembro, quando ocorrerá uma apresentação final para potenciais investidores de capital de risco. Durante toda a duração do processo, os participantes ainda poderão utilizar um escritório de trabalho colaborativo e receberão assessoria jurídica e capacitação, tendo à disposição um mentor exclusivo para orientá-lo.
O responsável pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT), Leonardo Frossard, reconhece que é recompensador ver os avanços das empresas incubadas, sobretudo no cenário internacional. “Tenho certeza de que essa será mais uma das grandes oportunidades que a OPT terá para amadurecer seus produtos, ampliar a experiência de seus gestores e atingir mercados com muito potencial para serem explorados”, pontua.
Empreendedorismo
A OPT Soluções foi fundada a partir de percepções sobre a ineficiência e os problemas acerca do gerenciamento de equipamentos de frota, ligados ao setor automobilístico. Em 2013, Balhau se juntou com outros dois sócios – Felipe Bronté e Frederico Picorelli, então estudantes da UFJF – e iniciaram o processo de Incubação no Critt/UFJF. Nesse período, foram ganhadores de um projeto promovido pelo Sebrae.
Em 2015, OPT ficou entre as 150 iniciativas mais inovadoras da 7ª edição do Acelera Startup – Etapa Capital. No início deste ano, a empresa também foi uma das duas mineiras selecionadas para participar de uma competição promovida pelo Sebrae na Campus Party São Paulo 2016. Já no mês passado, os empresários acumularam mais uma conquista, sendo um dos 300 empreendimentos recrutados para o 1º Ciclo de Aceleração do InovAtiva Brasil.
*Com informações do Critt
Fonte: