Internacionalização de negócios abre portas em vários mercados. Suíça pode ser boa opção
Por Renato Carvalho/SIMI
Se você pretende internacionalizar seu negócio, talvez a Suíça seja um bom destino. O país europeu, historicamente, é aberto ao empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico. Tanto é que tem diversos programas espalhados pelo mundo para realizar essa captação.
Um deles é o Swiss Business Hub. O gerente de Desenvolvimento de Negócios, Simon Loche, explicou que a Suíça busca, principalmente empresas com viés tecnológico e que façam parte de setores específicos:
- Metal-mecânico – relacionado à automação industrial e maquinário;
- Life-science – relacionado às empresas de biotecnologia, farmacêuticos, produtos médicos;
- Tecnologia de Informação e Comunicação – empresas relacionadas à softwares, big data, serviços em nuvem;
- Fintechs – relacionado às empresas do setor financeiro;
- Sustentabilidade – relacionado a tecnologias limpas e Smart Cities.
“A Suíça pode ser uma ponte muito interessante para fazer negócios globais, justamente por ser conectada mundialmente” – Simon Loche, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Swiss Business Hub.
Segundo Loche, mesmo a Suíça tendo um ecossistema de inovação desenvolvido e forte, o país busca empresas de fora por um motivo: para retroalimentar seu sistema. “Você não avança se não considera novas ideias, ideias internacionais. Acredito que grande parte da nossa expertise vem de ideias de fora, por isso a gente tem essa abertura histórica”, explicou.
Para atrair a internacionalização de empresas, o país possui diversas estruturas espalhadas em outros países, como o Swiss Business Hub e a Swiss Nex, também representada por Loche, e que atua na área de Ciência e Inovação. Enquanto o Hub abrange 21 países em todo o mundo, a Swiss Nex está presente nos EUA, China, Índia e Brasil.
Fonte: