InicialBlogNotíciasUFMG promove desafio para dese...

UFMG promove desafio para desenvolver negócios no Morro do Papagaio

O Desafio CATA.VENTO pretende unir empresários juniores e estudantes universitários de Belo Horizonte para mentorias de empreendedores da comunidade

O Núcleo UFMG Jr. realiza, entre os meses de maio e junho, o Desafio CATA.VENTO. A iniciativa de empreendedorismo e impacto social permite que os alunos apliquem na prática os conhecimentos adquiridos na universidade.

O projeto conta com o apoio e parceria do FA.VELA, organização sem fins lucrativos que atua na região do Morro do Papagaio em Belo Horizonte. O programa tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico da área por meio de ações como o PIPA (Programa de Intervenção Participativa em Aglomerados), que acelera pequenos negócios através da educação empreendedora, da economia criativa e do desenvolvimento colaborativo dos modelos de gestão.

Potencializando sonhos
Durante quase dois meses, os 15 empreendedores acelerados pelo PIPA receberão também a mentoria das equipes formadas no Desafio CATA.VENTO. Cada equipe ficará responsável por auxiliar na estruturação de um dos pequenos negócios, oferecendo consultorias em gestão e catalisando os resultados das empresas ao conectá-las às novas práticas, modelos, técnicas e outros negócios da mesma área.

A ideia é aproximar os participantes da realidade dos empreendedores do Morro do Papagaio e permitir que eles potencializem sua experiência em gestão empresarial enquanto contribuem para a formação de um país mais empreendedor.

Ao final do Desafio, os cinco empreendimentos que mais se destacarem no PIPA receberão R$ 3 mil cada para investir em seus respectivos negócios. Além disso, o Núcleo UFMG Jr. realizará um evento para premiar as equipes vencedoras e fomentar a discussão acerca do empreendedorismo social na universidade.

Inscrições
As inscrições para o Desafio são gratuitas e vão até a próxima terça-feira, 2 de maio. Podem participar equipes de 3 a 5 pessoas, desde que todos os integrantes sejam estudantes de graduação em alguma instituição de ensino superior de Belo Horizonte e Região Metropolitana e pelo menos dois sejam membros ou ex-membros de empresas juniores.

O edital de participação está disponível na página do Núcleo no Facebook, assim como o link para as inscrições.

Foto: Charles Tôrres- BH uma foto por dia