Criado em Minas Gerais, aplicativo funciona como uma rede social de caronas gratuitas e colaborativas
Por Paula Isis/SIMI
O Brasil possui, atualmente, uma frota de 45 milhões de veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ainda de acordo com o órgão, estima-se que cerca de 70% dos veículos particulares circulem, diariamente, apenas com o motorista. O hábito, cada vez mais comum, é preocupante, uma vez que eleva o número de número de carros nas ruas, aumentando a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Pensando em sustentabilidade e na redução da frota de veículos nas ruas, dois mineiros criaram o aplicativo onRide, que possibilita a oferta de carona segura entre amigos.
“A ideia surgiu quando eu ainda estava na faculdade. Observava que entrava sempre uma pessoa só em cada carro, e eu ali precisando tanto de uma carona”, explica o CEO e fundador, Alexandre Strehle. Porém, ele lembra que na época não havia ainda tecnologia suficiente para a criação de um sistema que facilitasse, com segurança, as caronas. Segundo o CEO, a ideia só começou a virar realidade quando conheceu o programador e desenvolvedor João Jácome, hoje sócio e CTO da onRide. Hoje já são mais de mil usuários espalhados por todo Brasil,
Segundo Alexandre, o principal objetivo foi criar um sistema que garantisse a segurança do usuário, diferentemente dos demais aplicativos de carona já existentes. “No onRide, só é possível oferecer e pedir carona para a sua rede de amigos do Facebook, então ele é totalmente seguro, pois ninguém vai andar com desconhecidos”, explica.
Reforçando o conceito de segurança, há ainda uma funcionalidade exclusiva para o público feminino que, com um simples clique, pode optar por só ofertar e receber caronas de outras mulheres. Além disso, Alexandre destaca que não é permitido cobrar pelas caronas oferecidas e o app é totalmente gratuito.
“O aplicativo está disponível para o mundo inteiro. Já registramos utilização do aplicativo na Suíça, Portugal e Canadá. No Brasil, a região sudeste é a que possui a maior quantidade de usuários, principalmente Belo Horizonte”, ressalta.
Para o futuro, Alexandre afirma que a startup está desenvolvendo estudos de inteligência artificial para otimizar o aplicativo e proporcionar aos usuários a melhor experiência em caronas.
Descole aquela carona
O aplicativo está disponível em duas versões: para pessoa física e outra para pessoa jurídica. Para o usuário comum, João explica que é só baixá-lo para o celular, fazer o login com o Facebook, e, automaticamente, já se está oferecendo carona. “Os comandos são simples: o GPS localiza onde a pessoa está, e ela escolhe para onde vai. Depois, as pessoas de sua rede recebem uma notificação no celular avisando que ela está pedindo carona”. Assim que outro usuário aceita dar a carona, quem pediu recebe nova notificação e, em tempo real, pode acompanhar onde o seu amigo está e tempo de deslocamento.
A versão para empresas funciona como se fosse uma licença de uso personalizada. Neste caso, o aplicativo torna-se um white label, isto é, a plataforma é adaptada e personalizada de acordo com a imagem e a necessidade da empresa, levando inclusive a marca da contratante. “A lógica final é a mesma, mas existem funcionalidades distintas, que podem interessar mais para a empresa do que para o usuário comum”, ressalta.
Download
O onRide é gratuito e pode ser baixado na Google Play para qualquer smartphone Android e também já está disponível na App Store, para usuários de iPhone e iPad.
Faça download:
• App stores
• PlayStore
Fonte: