Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasComissão da Assembleia Legisla...

Comissão da Assembleia Legislativa coloca as startups na pauta

A agenda comum foi o fortalecimento da economia e crescimento do setor de inovação em Minas Gerais


Por Alysson Lisboa/Simi

 Gibram Raul Campos de Oliveira, presidente da Netbee e representante do San Pedro Valley

Startups foi o tema debatido na audiência pública realizada nesta terça-feira (17) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O deputado Antônio Carlos Arantes foi quem solicitou a reunião que contou com a presença de representantes de diversos setores. Gilbram Raul de Oliveira da Netbee – porta-voz das startup; Fábio Veras da Fiemg, Carla Batista Ribeiro do Sebrae, Leonardo Fares da Fumsoft, Leonardo Bortoletto da Sucesu-Minas, Leonardo Dias, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ronaldo Tadeu Pena da BHTec e Gustavo Costa de Souza, representando a Fapemig e Simi.

Na pauta, as startups e o impacto na economia de Minas. Os parlamentares ficaram impressionados com os números e volume de ações que estão sendo articuladas no Estado. Estudos apresentados dão conta de que as startups serão responsáveis pelo fechamento de 60% das grandes empresas no mundo até 2020. Esse cenário foi apresentado por Gibram, que também é representante do San Pedro Valley, comunidade de empresas mineiras com base tecnológica.

Secretaria destaca ações para o setor
O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira destacou as parcerias que estão sendo realizadas e a agenda de eventos do ano. Entre as ações apresentadas, o subsecretário destacou o programa Big Ideia em parceria com a Fiemg; o Seed – programa de pré-aceleração do Governo de Minas e o Simi (Sistema Mineiro de Inovação), que tem como objetivo integrar e divulgar as ações do Estado.

A comissão de deputados pretende visitar a nova sede do Seed, no Espaço 104, na Praça da Estação e criar um grupo de trabalho para avançar nas discussões levantadas durante a plenária.

 O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira destacou as parcerias que estão sendo realizadas e a agenda de eventos do ano

Minas ganha destaque internacional
Duas startups mineiras foram as únicas representantes do Brasil no programa de aceleração Mundi Lab, patrocinado pelo maior grupo de seguradoras do mundo, a Munich Re. O evento foi realizado em Madri, na Espanha em abril e as duas empresas levaram prêmios.

A Netbee, acelerada pela primeira turma do SEED e composta por ex-alunos da UFMG e do Cefet, recebeu prêmio no MundiLab como o maior potencial de impactar a indústria mundial de seguros. A Netbee criou uma tecnologia que permite que os carros comuniquem entre si formando uma rede de veículos interconectados.

Outra empresa que fez bonito na Espanha foi a Nexer. Formada por ex-alunos da UFMG ela venceu o desafio de elevator pitch na Mundi Lab. O produto da empresa informa na tela do smartphone o comportamento do motorista, consumo e o melhor modo de dirigir. A empresa também será acelerada pela terceira versão do SEED, a partir de junho.

Fotos: Guilherme Dardanhan

Fonte:

Calendar

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Cesta De Compras