Primeira edição do evento espera reunir mais de 3 mil pessoas em rodadas de negócios, painéis e debates, mostra de filmes e exposição
Por Redação
Até 5 de junho, Belo Horizonte recebe os principais responsáveis pela produção, comercialização e distribuição de conteúdos para TV, cinema, internet, games e novas mídias no Brasil e no exterior. Eles estarão reunidos na Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), maior salão de negócios audiovisuais já realizado em Minas Gerais. O evento, que visa potencializar toda a cadeia de valor do segmento, contará com uma Rodada de Negócios e terá atividades gratuitas de capacitação e formação de público. A programação completa está no site minasgeraisaudiovisualexpo.com.br.
A expectativa é de que mais de 3 mil pessoas passem pela Serraria Souza Pinto e pelo Museu de Artes e Ofícios nos cinco dias de evento, sendo 1.500 somente para as atividades de formação e geração de negócios.
A realização da MAX vai ao encontro das políticas públicas desenvolvidas pela Codemig e pela Secretaria de Estado de Cultura para o fomento ao setor audiovisual em Minas Gerais, com um foco estratégico para a economia criativa, um dos pilares de atuação do Sebrae. “Esse esforço conjunto visa evidenciar as principais tendências do mercado atual e apresentar a força dessa indústria, que impacta diretamente em segmentos variados da sociedade, como o turismo, a publicidade ou a tecnologia da informação”, afirma Marco Antônio Castello Branco, presidente da Codemig.
Além da oportunidade de ampliação de mercado para criadores, produtores e realizadores mineiros, a MAX pretende ser também uma vitrine para o próprio estado de Minas Gerais, apresentando-o como território estruturado e aberto para receber produções de outros estados e países. O evento tem como objetivo sistematizar a articulação de parcerias entre a administração pública e produtores, para facilitar as produções audiovisuais.
Rodada de Negócios
Ao longo dos cinco dias de programação, 31 empresas âncoras do mercado nacional, selecionadas em curadoria da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV), realizadora do Rio Content Market, evento internacional dedicado à produção de conteúdo audiovisual, participarão da Rodada de Negócios com realizadores de todo o País. Entre os 310 projetos inscritos, 209 foram selecionados, de 130 empresas. Serão mais de 500 encontros, e os proponentes terão 20 minutos para apresentação de suas propostas.
Conteúdo e capacitação
Durante o evento serão realizados 66 painéis e palestras com a presença de executivos, consultores e especialistas do mercado, organizados em quatro salas com programação simultânea e gratuita. Em pauta, temas relevantes do setor, como distribuição, modelo de negócios, políticas públicas, desenvolvimento territorial, mercado internacional, licenciamento, legislação e games.
Mostra “Imagem em construção”
A mostra apresentará um recorte sobre o que de mais recente está sendo produzido no audiovisual mineiro. Em uma sala de cinema montada especialmente para o evento, 39 títulos entre curtas, longas-metragens e obras em processo serão exibidos gratuitamente. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão (restritos a dois ingressos por pessoa).
Exposição “História do audiovisual”
Com curadoria de Fabíola Moulin e Marconi Drummond, o Museu de Artes e Ofícios terá em cartaz uma exposição inédita que pretende apresentar ao público as dimensões material e conceitual do audiovisual a partir dos anos 60, em Minas e no Brasil. Sob o conceito da videoarte, a mostra passa pelos pioneiros do vídeo no Brasil e por recortes conceituais e tipológicos como os livrídeos, o vídeo-poema, a vídeo performance, vídeo-instalação, o videoclipe, vídeo-projeções na cena pública, entre outros. Estende-se pela efervescência da produção nacional e local do cinema na década de 90 e pela popularização de equipamentos eletrônicos.
Mercado do Audiovisual no Brasil
Especialistas e profissionais da área do audiovisual seguem otimistas com números do mercado. Segundo o estudo “Impacto econômico do setor audiovisual brasileiro”, elaborado pelo Sebrae, em 2013 o setor do audiovisual foi responsável por 0,57% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, obtendo participação similar à de outros grandes setores, como têxtil, vestuário, autopeças e produtos farmacêuticos, chegando a movimentar em torno de R$ 15,7 bilhões na economia brasileira.
Acesso gratuito
Os interessados em participar das atividades de capacitação devem realizar credenciamento prévio por meio do site www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br.
*Com informações de Árvore e DINO
Foto: Reprodução MAX
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