Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasPesquisadores conseguem restau...

Pesquisadores conseguem restaurar audição por terapia genética

Técnica testada em ratos pode ser caminho para tratar problemas auditivos em humanos


Por Redação

A terapia genética tem gerado bons frutos nos estudos para tratar problemas auditivos. Em 2015, um grupo de investigadores do Boston Children’s Hospital e da Escola Médica de Harvard conseguiu dar audição rudimentar a ratos surdos.

Outro grupo, no entanto, parece ter consigo ir além recentemente. Por meio de um vetor de terapia genética melhorado, os pesquisadores garantem ter conseguido restaurar a audição dos ratos a um nível maior: até 25 decibéis, o que equivale a um sussurro.

O grande responsável por isso é o vetor sintético Anc80. Quando introduzido na cóclea (parte auditiva do ouvido interno), o vetor era capaz de transferir os genes para células difíceis de alcançar. “Neste estudo mostramos que o Anc80 funciona notavelmente bem na infeção das células de interesse no ouvido interno”, disse Konstantina Stankovic, um dos investigadores.

Diante da eficácia do vetor, o grupo decidiu por testar o estudo no tratamento de ratos com síndrome de Usher, doença que também atinge humanos e provoca surdez e cegueira, além de prejudicar o equilíbrio.

Ao introduzirem o gene corrigido no ouvido dos roedores, os pesquisadores perceberam que houve recuperação da audição. Além disso, ratos tratados pouco tempo depois do nascimento começaram a ouvir.

Medições indicaram que 19 de 25 ratos conseguiram perceber sons menos intensos. Alguns deles conseguiram ouvir sons até 25 decibéis, sensibilidade normal para o roedor.

Fonte:

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras